Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52354
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_MariaSamaraPiresMousinho_DISSERT.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O desempenho dos estudantes em ciências contábeis no exame de suficiência : análise de indicadores no contexto da pandemia de Covid19
Autor(es): Mousinho, Maria Samara Pires
Orientador(es): Costa, Abimael de Jesus Barros
Assunto: Ensino remoto emergencial
Desempenho acadêmico
Teoria do capital humano
Formação profissional
Ciências contábeis
Data de publicação: 30-Jun-2025
Referência: MOUSINHO, Maria Samara Pires. O desempenho dos estudantes em ciências contábeis no exame de suficiência: análise de indicadores no contexto da pandemia de Covid19. 2025. 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A dissertação aborda o desempenho dos estudantes de Ciências Contábeis no Exame de Suficiência em Contabilidade, analisando os impactos da pandemia de Covid19 nesse contexto. Este estudo investiga como o cenário pandêmico, com destaque para a transição para o ensino remoto emergencial, pode ter influenciado os resultados dos alunos no Exame de Suficiência Contábil. A pesquisa se fundamenta na Teoria do Capital Humano, que destaca a importância da educação e das habilidades adquiridas para a formação profissional. Realizou-se análise dos índices de desempenho no Exame, considerando as variáveis que podem afetar os resultados, e as características das instituições de ensino superior, conforme a modalidade de ensino (presencial e Ensino a Distância). A pesquisa também explora as dificuldades enfrentadas pelos discentes e docentes durante a pandemia, por meio de pesquisas anteriores, buscando compreender as consequências dessas dificuldades no desempenho acadêmico do egresso da área contábil. A metodologia adotada inclui revisão bibliográfica, análise descritiva dos dados e a aplicação de modelo econométrico, proporcionando estrutura coerente para a investigação do problema de pesquisa. Os resultados obtidos oferecem um panorama sobre a relação entre a formação acadêmica e o desempenho no Exame de Suficiência em Contabilidade, contribuindo para o debate acerca da qualidade da educação em Ciências Contábeis no Brasil. A dissertação conclui que a pandemia trouxe desafios significativos, influenciando o processo de ensino e aprendizagem e afetando o desempenho dos candidatos ao Exame, mas também oportunidades para repensar e aprimorar as práticas educacionais.
Abstract: The dissertation examines the performance of Accounting students in the Accounting Proficiency Exam, analyzing the impact of the Covid19 pandemic in this context. This study investigates how the pandemic scenario, particularly the transition to emergency remote learning, may have influenced students' results in the Accounting Proficiency Exam. The research is grounded in the Human Capital Theory, which highlights the importance of education and acquired skills for professional development. An analysis of exam performance indices was conducted, considering variables that may affect the results and the characteristics of higher education institutions, according to the mode of instruction (in-person and Distance Learning). The study also explores the challenges faced by students and faculty during the pandemic, drawing on previous research to understand the consequences of these difficulties on the academic performance of accounting graduates. The methodology includes a literature review, descriptive data analysis, and the application of an econometric model, providing a structured approach to investigating the research problem. The results offer an overview of the relationship between academic training and performance in the Accounting Proficiency Exam, contributing to the discussion on the quality of accounting education in Brazil. The dissertation concludes that the pandemic posed significant challenges, influencing the teaching and learning process and affecting candidates' performance in the exam. However, it also created opportunities to rethink and enhance educational practices.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.