Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Costa, Abimael de Jesus Barros | - |
dc.contributor.author | Mousinho, Maria Samara Pires | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-30T15:08:45Z | - |
dc.date.available | 2025-06-30T15:08:45Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-30 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-14 | - |
dc.identifier.citation | MOUSINHO, Maria Samara Pires. O desempenho dos estudantes em ciências contábeis no exame de suficiência: análise de indicadores no contexto da pandemia de Covid19. 2025. 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52354 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | A dissertação aborda o desempenho dos estudantes de Ciências Contábeis no Exame
de Suficiência em Contabilidade, analisando os impactos da pandemia de Covid19
nesse contexto. Este estudo investiga como o cenário pandêmico, com destaque para
a transição para o ensino remoto emergencial, pode ter influenciado os resultados dos
alunos no Exame de Suficiência Contábil. A pesquisa se fundamenta na Teoria do
Capital Humano, que destaca a importância da educação e das habilidades adquiridas
para a formação profissional. Realizou-se análise dos índices de desempenho no
Exame, considerando as variáveis que podem afetar os resultados, e as
características das instituições de ensino superior, conforme a modalidade de ensino
(presencial e Ensino a Distância). A pesquisa também explora as dificuldades
enfrentadas pelos discentes e docentes durante a pandemia, por meio de pesquisas
anteriores, buscando compreender as consequências dessas dificuldades no
desempenho acadêmico do egresso da área contábil. A metodologia adotada inclui
revisão bibliográfica, análise descritiva dos dados e a aplicação de modelo
econométrico, proporcionando estrutura coerente para a investigação do problema de
pesquisa. Os resultados obtidos oferecem um panorama sobre a relação entre a
formação acadêmica e o desempenho no Exame de Suficiência em Contabilidade,
contribuindo para o debate acerca da qualidade da educação em Ciências Contábeis
no Brasil. A dissertação conclui que a pandemia trouxe desafios significativos,
influenciando o processo de ensino e aprendizagem e afetando o desempenho dos
candidatos ao Exame, mas também oportunidades para repensar e aprimorar as
práticas educacionais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O desempenho dos estudantes em ciências contábeis no exame de suficiência : análise de indicadores no contexto da pandemia de Covid19 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho acadêmico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria do capital humano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências contábeis | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The dissertation examines the performance of Accounting students in the Accounting
Proficiency Exam, analyzing the impact of the Covid19 pandemic in this context. This
study investigates how the pandemic scenario, particularly the transition to emergency
remote learning, may have influenced students' results in the Accounting Proficiency
Exam. The research is grounded in the Human Capital Theory, which highlights the
importance of education and acquired skills for professional development. An analysis
of exam performance indices was conducted, considering variables that may affect the
results and the characteristics of higher education institutions, according to the mode
of instruction (in-person and Distance Learning). The study also explores the
challenges faced by students and faculty during the pandemic, drawing on previous
research to understand the consequences of these difficulties on the academic
performance of accounting graduates. The methodology includes a literature review,
descriptive data analysis, and the application of an econometric model, providing a
structured approach to investigating the research problem. The results offer an
overview of the relationship between academic training and performance in the
Accounting Proficiency Exam, contributing to the discussion on the quality of
accounting education in Brazil. The dissertation concludes that the pandemic posed
significant challenges, influencing the teaching and learning process and affecting
candidates' performance in the exam. However, it also created opportunities to rethink
and enhance educational practices. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|