Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rocha, Eliene Novaes | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Ozania Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-28T15:20:06Z | - |
dc.date.available | 2025-05-28T15:20:06Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-28 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-26 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ozania Lopes de. Programa Escola da Terra: um olhar sobre a formação docente em escolas do campo no Distrito Federal. 2024. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural) — Universidade de Brasília, Planaltina, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52292 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo visa analisar as repercussões da formação promovida pelo Programa Escola da
Terra (PET) na formação dos professores da Educação Básica do Campo no Distrito Federal.
A pesquisa foca nas experiências dos professores que participaram da formação continuada
oferecida pelo PET. Adota uma abordagem qualitativa, utilizando métodos de pesquisa
participante, bibliográfica e documental, além da aplicação de questionário on-line para a coleta
de dados. A investigação analisa a percepção dos professores sobre os efeitos da formação
continuada do programa e identifica as dimensões do trabalho docente nas quais a formação
promoveu avanços nas práticas pedagógicas e na organização do trabalho, conforme a
epistemologia das práxis. O período analisado abrange desde a implementação da 1ª Edição do
Programa Escola da Terra no DF, em 2018, até 2022, refletindo as experiências dos educadores
participantes. Para embasar o debate teórico, utilizam-se os estudos de Antunes-Rocha (2022),
Barros (2018), Curado (2019), Freitas (2022), Hammel (2021) e Novaes (2021). Os resultados
revelam que o Programa Escola da Terra permite aos professores refletirem criticamente sobre
a escola e suas práticas hegemônicas. Além disso, possibilita a exploração de estratégias para
promover transformações na Educação do Campo no Distrito Federal e para reconsiderar a
escola como um espaço formativo, entre outras possibilidades de formação docente. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Programa Escola da Terra : um olhar sobre a formação docente em escolas do campo no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práxis docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims to analyze the repercussions of the training provided by the Escola da Terra
Program (PET) on the professional development of teachers in Basic Education in Rural Areas
in the Federal District. The research focuses on the experiences of teachers who participated in
the continuing education offered by PET. It adopts a qualitative approach, using participant,
bibliographic, and documentary research methods, along with the administration of an online
questionnaire for data collection. The investigation analyzes teachers' perceptions of the effects
of the program's continuing education and identifies the dimensions of teaching work where the
training promoted advances in pedagogical practices and work organization, in line with the
epistemology of praxis. The period analyzed spans from the implementation of the 1st Edition
of the Escola da Terra Program in the DF in 2018 until 2022, reflecting the experiences of
participating educators. To support the theoretical discussion, the study draws on the works of
Antunes-Rocha (2022), Barros (2018), Curado (2019), Freitas (2022), Hammel (2021), and
Novaes (2021). The results reveal that the Escola da Terra Program enables teachers to critically
reflect on the school and its hegemonic practices. Furthermore, it facilitates the exploration of
strategies to drive transformations in Rural Education in the Federal District and to reconsider
the school as a formative space, among other possibilities for teacher training. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Este estudio tiene como objetivo analizar las repercusiones de la formación promovida por el
Programa Escuela de la Tierra (PET) en la formación de los profesores de la Educación Básica
del Campo en el Distrito Federal. La investigación se centra en las experiencias de los
profesores que participaron en la formación continua ofrecida por el PET. Adopta un enfoque
cualitativo, utilizando métodos de investigación participante, bibliográfica y documental,
además de la aplicación de un cuestionario en línea para la recolección de datos. La
investigación analiza la percepción de los profesores sobre los efectos de la formación continua
del programa e identifica las dimensiones del trabajo docente en las cuales la formación
promovió avances en las prácticas pedagógicas y en la organización del trabajo, conforme a la
epistemología de las praxis. El período analizado abarca desde la implementación de la 1ª
Edición del Programa Escuela de la Tierra en el DF, en 2018, hasta 2022, reflejando las
experiencias de los educadores participantes. Para sustentar el debate teórico, se utilizan los
estudios de Antunes-Rocha (2022), Barros (2018), Curado (2019), Freitas (2022), Hammel
(2021) y Novaes (2021). Los resultados revelan que el Programa Escuela de la Tierra permite
a los profesores reflexionar críticamente sobre la escuela y sus prácticas hegemónicas. Además,
posibilita la exploración de estrategias para promover transformaciones en la Educación del
Campo en el Distrito Federal y para reconsiderar la escuela como un espacio formativo, entre
otras posibilidades de formación docente. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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