Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lucas, Vander Mendes | - |
dc.contributor.author | Melo Filho, Cícero Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-20T15:10:33Z | - |
dc.date.available | 2025-05-20T15:10:33Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-20 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-13 | - |
dc.identifier.citation | MELO FILHO, Cícero Rodrigues de. Ensaios teóricos em infraestrutura de transportes. 2024. 102 f., il. Tese (Doutorado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52277 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese, intitulada "Ensaios Teóricos em Infraestrutura de Transportes", apresenta três
artigos sobre infraestrutura de transporte e análise de custo-benefício. O primeiro artigo
aborda a distorção dos preços de mercado em avaliações de projetos de infraestrutura,
destacando os riscos de decisões erradas e desperdício de recursos públicos. Além disso,
revisita a literatura internacional e identifica lacunas na pesquisa nacional, especialmente no
Brasil. O segundo artigo investiga os efeitos de choques exógenos de custos na concorrência
entre Full Service Carriers (FSC) e Low Cost Carriers (LCC) no setor aéreo brasileiro,
utilizando um modelo de oligopólio e dados específicos de demanda e custo. Os resultados
mostram que LFCs sofrem maiores perdas de markup e demanda, mas aumentam os preços
proporcionalmente mais, criando um ambiente previsível para consumidores. O terceiro
artigo analisa os impactos dos choques nos prêmios salariais nas condições de concorrência
das companhias aéreas, usando um modelo de duopólio para examinar a interação entre uma
grande empresa de rede e uma empresa menor com uma tarifa menor. Conclui que as menores
companhias aéreas são mais afetadas por choques de custos trabalhistas, levando a maior
concentração de mercado e destacando os desafios das transportadoras menores em manter a
competitividade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensaios teóricos em infraestrutura de transportes | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infraestrutura de transporte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise custo-benefício | pt_BR |
dc.subject.keyword | Companhias aéreas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Silva, Francisco Gildemir Ferreira da | - |
dc.description.abstract1 | This thesis, titled "Theoretical Essays in Transportation Infrastructure," presents three articles
on transportation infrastructure and cost-benefit analysis. The first article addresses the
distortion of market prices in infrastructure project evaluations, highlighting the
risks of incorrect decisions and the waste of public resources. Additionally, it revisits the
international literature and identifies gaps in national research, especially in Brazil. The
second article investigates the effects of exogenous cost shocks on the competition between
Full Service Carriers (FSC) and Low Cost Carriers (LCC) in the Brazilian airline sector,
using an oligopoly model and specific demand and cost data. The results show that LFCs
suffer greater losses in markup and demand but increase prices proportionally more, creating
a predictable environment for consumers. The third article analyzes the impacts of wage
premium shocks on the competitive conditions of airlines, using a duopoly model to examine
the interaction between a large network carrier and a small low-cost carrier. It concludes that
smaller airlines are more affected by labor cost shocks, leading to higher market
concentration and highlighting the challenges smaller carriers face in maintaining
competitiveness. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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