Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52256
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_MariaClaraPaivaCampelo_DISSERT.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Buen Vivir e políticas públicas : como o estado promove o plurinacionalismo no Equador
Autor(es): Campelo, Maria Clara Paiva
Orientador(es): Cícero, Pedro Henrique de Moraes
Assunto: Plurinacionalidade
Políticas públicas
Equador
Estado
Data de publicação: 19-Mai-2025
Referência: CAMPELO, Maria Clara Paiva. Buen Vivir e políticas públicas: como o estado promove o plurinacionalismo no Equador. 2025. 112 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Esta pesquisa procurou responder à pergunta: Como a inserção do Buen Vivir nos planos nacionais de desenvolvimento influenciou as políticas públicas e a promoção da plurinacionalidade no Equador? Para isso foi estabelecido o seguinte objetivo geral: pontuar, através dos Planos nacionais para o Buen Vivir, como a inserção desse paradigma influenciou as políticas públicas e a promoção da plurinacionalidade no país. E os demais objetivos específicos: realizar o levantamento e a análise dos dispositivos infraconstitucionais criados a partir da Constituição de Montecristi, de modo a ressaltar a perspectiva plurinacional, e as principais políticas de promoção do Buen Vivir; analisar, a partir da análise do Plano Nacional para o Buen Vivir, dos anos 2017-2021, as políticas elaboradas ao longo da seção ‘Objetivos Nacionales para el Buen Vivir’ no documento e seus desdobramentos ao longo dos três eixos temáticos; pontuar de que forma as métricas criadas para a percepção do Buen Vivir na sociedade equatoriana foram impactadas pelas políticas formuladas nos Planos Nacionais referidos anteriormente. A partir da pergunta de pesquisa e dos objetivos esboçados, tem-se como pressuposto que ainda exista o engessamento do Estado e inúmeras limitações, principalmente de ordem econômica, que impedem a transformação social ao nível proposto inicialmente. A metodologia do trabalho consistiu em uma análise bibliográfica e documental. Inicialmente, foi realizado o levantamento dos estudos que versam sobre o tema e as categorias principais da pesquisa. Em seguida, o levantamento dos documentos oficiais que embasaram esta pesquisa (planos nacionais, relatórios de resultados, entre outros). E, por fim, tais elementos foram articulados para a construção do argumento. A partir da pesquisa, foi possível compreender que existem três principais correntes do Buen Vivir: aquela que foi inserida na carta constitucional diverge daquelas que se apresentam como orientadoras da formulação de políticas, visto que, principalmente nos dois planos iniciais, muitas contradições foram encontradas. Dessa forma, a principal contribuição da pesquisa para área pode ser considerada de cunho acadêmico, ao oferecer um mapeamento desse paradigma na construção das políticas públicas equatorianas.
Abstract: This research sought to answer the question: How has the inclusion of Buen Vivir in national development plans influenced public policies and the promotion of plurinationality in Ecuador? To this end, the following general objective was established: to identify, through the National Plans for Buen Vivir, how the inclusion of this paradigm has influenced public policies and the promotion of plurinationality in the country. And the other specific objectives: to survey and analyze the infra-constitutional provisions created since the Constitution of Montecristi, in order to highlight the plurinational perspective, and the main policies to promote Buen Vivir; analyze, based on an analysis of the National Plan for Buen Vivir, for the years 2017-2021, the policies elaborated along the section 'National Goals for the Good Life' in the document and their developments along the three thematic axes; point out how the metrics created for the perception of Buen Vivir in Ecuadorian society have been impacted by the policies formulated in the aforementioned National Plans. Based on the research question and the objectives outlined, it is assumed that there is still a state lockdown and numerous limitations, mainly economic, which prevent social transformation at the level initially proposed. The methodology consisted of a bibliographical and documentary analysis. Initially, a survey was carried out of studies on the subject and the main categories of the research. This was followed by a survey of the official documents on which this research was based (national plans, results reports, among others). Finally, these elements were put together to build the argument. From the research, it was possible to understand that there are three main currents of Buen Vivir: the one that was inserted into the constitutional charter diverges from those that are presented as guiding the formulation of policies, since, especially in the two initial plans, many contradictions were found. In this way, the main contribution of the research to the area can be considered academic, by offering a mapping of this paradigm in the construction of Ecuadorian public policies.
Resumen: Esta investigación buscó responder a la pregunta: ¿Cómo ha influido la inclusión del Buen Vivir en los planes nacionales de desarrollo en las políticas públicas y en la promoción de la plurinacionalidad en Ecuador? Para ello se estableció el siguiente objetivo general: analizar, a través de los Planes Nacionales del Buen Vivir, cómo la inclusión de este paradigma ha influido en las políticas públicas y en la promoción de la plurinacionalidad en el país. Y los otros objetivos específicos relevar y analizar las disposiciones infraconstitucionales creadas a partir de la Constitución de Montecristi, para destacar la perspectiva plurinacional, y las principales políticas de promoción del Buen Vivir; Analizar, a partir del Plan Nacional para el Buen Vivir 2017-2021, las políticas elaboradas a lo largo de la sección «Objetivos Nacionales para el Buen Vivir» del documento y su desarrollo a lo largo de los tres ejes temáticos; evaluar cómo las métricas creadas para la percepción del Buen Vivir en la sociedad ecuatoriana han sido impactadas por las políticas formuladas en los Planes Nacionales mencionados. Con base en la pregunta de investigación y los objetivos trazados, se parte de la premisa de que el Estado aún es rígido y que existen innumerables limitaciones, principalmente económicas, que impiden la transformación social al nivel inicialmente propuesto. La metodología consistió en un análisis bibliográfico y documental. En un primer momento, se llevó a cabo un estudio de los estudios sobre el tema y las principales categorías de la investigación. A continuación, se realizó un estudio de los documentos oficiales en los que se basó la investigación (planes nacionales, informes de resultados, entre otros). Por último, se articularon estos elementos para construir el argumento. A partir de la investigación, fue posible comprender que existen tres corrientes principales del Buen Vivir: la que se insertó en la carta constitucional diverge de las que se presentan como orientadoras de la formulación de políticas, ya que, especialmente en los dos planes iniciales, se encontraron muchas contradicciones. De esta manera, el principal aporte de la investigación al área puede considerarse académico, al ofrecer un mapeo de este paradigma en la construcción de las políticas públicas ecuatorianas.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Estudos Latino-americanos (ICS ELA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Estudos Latino-Americanos, Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados Sobre as Américas, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.