Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cícero, Pedro Henrique de Moraes | - |
dc.contributor.author | Campelo, Maria Clara Paiva | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-19T12:25:31Z | - |
dc.date.available | 2025-05-19T12:25:31Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-19 | - |
dc.date.submitted | 2025-03-07 | - |
dc.identifier.citation | CAMPELO, Maria Clara Paiva. Buen Vivir e políticas públicas: como o estado promove o plurinacionalismo no Equador. 2025. 112 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52256 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Estudos Latino-Americanos, Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados Sobre as Américas, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa procurou responder à pergunta: Como a inserção do Buen Vivir nos planos
nacionais de desenvolvimento influenciou as políticas públicas e a promoção da
plurinacionalidade no Equador? Para isso foi estabelecido o seguinte objetivo geral: pontuar,
através dos Planos nacionais para o Buen Vivir, como a inserção desse paradigma influenciou
as políticas públicas e a promoção da plurinacionalidade no país. E os demais objetivos
específicos: realizar o levantamento e a análise dos dispositivos infraconstitucionais criados a
partir da Constituição de Montecristi, de modo a ressaltar a perspectiva plurinacional, e as
principais políticas de promoção do Buen Vivir; analisar, a partir da análise do Plano Nacional
para o Buen Vivir, dos anos 2017-2021, as políticas elaboradas ao longo da seção ‘Objetivos
Nacionales para el Buen Vivir’ no documento e seus desdobramentos ao longo dos três eixos
temáticos; pontuar de que forma as métricas criadas para a percepção do Buen Vivir na sociedade
equatoriana foram impactadas pelas políticas formuladas nos Planos Nacionais referidos
anteriormente. A partir da pergunta de pesquisa e dos objetivos esboçados, tem-se como
pressuposto que ainda exista o engessamento do Estado e inúmeras limitações, principalmente
de ordem econômica, que impedem a transformação social ao nível proposto inicialmente. A
metodologia do trabalho consistiu em uma análise bibliográfica e documental. Inicialmente, foi
realizado o levantamento dos estudos que versam sobre o tema e as categorias principais da
pesquisa. Em seguida, o levantamento dos documentos oficiais que embasaram esta pesquisa
(planos nacionais, relatórios de resultados, entre outros). E, por fim, tais elementos foram
articulados para a construção do argumento. A partir da pesquisa, foi possível compreender que
existem três principais correntes do Buen Vivir: aquela que foi inserida na carta constitucional
diverge daquelas que se apresentam como orientadoras da formulação de políticas, visto que,
principalmente nos dois planos iniciais, muitas contradições foram encontradas. Dessa forma, a
principal contribuição da pesquisa para área pode ser considerada de cunho acadêmico, ao
oferecer um mapeamento desse paradigma na construção das políticas públicas equatorianas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Buen Vivir e políticas públicas : como o estado promove o plurinacionalismo no Equador | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plurinacionalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Equador | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estado | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research sought to answer the question: How has the inclusion of Buen Vivir in national
development plans influenced public policies and the promotion of plurinationality in Ecuador?
To this end, the following general objective was established: to identify, through the National
Plans for Buen Vivir, how the inclusion of this paradigm has influenced public policies and the
promotion of plurinationality in the country. And the other specific objectives: to survey and
analyze the infra-constitutional provisions created since the Constitution of Montecristi, in
order to highlight the plurinational perspective, and the main policies to promote Buen Vivir;
analyze, based on an analysis of the National Plan for Buen Vivir, for the years 2017-2021, the
policies elaborated along the section 'National Goals for the Good Life' in the document and
their developments along the three thematic axes; point out how the metrics created for the
perception of Buen Vivir in Ecuadorian society have been impacted by the policies formulated
in the aforementioned National Plans. Based on the research question and the objectives
outlined, it is assumed that there is still a state lockdown and numerous limitations, mainly
economic, which prevent social transformation at the level initially proposed. The methodology
consisted of a bibliographical and documentary analysis. Initially, a survey was carried out of
studies on the subject and the main categories of the research. This was followed by a survey
of the official documents on which this research was based (national plans, results reports,
among others). Finally, these elements were put together to build the argument. From the
research, it was possible to understand that there are three main currents of Buen Vivir: the one
that was inserted into the constitutional charter diverges from those that are presented as guiding
the formulation of policies, since, especially in the two initial plans, many contradictions were
found. In this way, the main contribution of the research to the area can be considered academic,
by offering a mapping of this paradigm in the construction of Ecuadorian public policies. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta investigación buscó responder a la pregunta: ¿Cómo ha influido la inclusión del Buen Vivir
en los planes nacionales de desarrollo en las políticas públicas y en la promoción de la
plurinacionalidad en Ecuador? Para ello se estableció el siguiente objetivo general: analizar, a
través de los Planes Nacionales del Buen Vivir, cómo la inclusión de este paradigma ha influido
en las políticas públicas y en la promoción de la plurinacionalidad en el país. Y los otros
objetivos específicos relevar y analizar las disposiciones infraconstitucionales creadas a partir
de la Constitución de Montecristi, para destacar la perspectiva plurinacional, y las principales
políticas de promoción del Buen Vivir; Analizar, a partir del Plan Nacional para el Buen Vivir
2017-2021, las políticas elaboradas a lo largo de la sección «Objetivos Nacionales para el Buen
Vivir» del documento y su desarrollo a lo largo de los tres ejes temáticos; evaluar cómo las
métricas creadas para la percepción del Buen Vivir en la sociedad ecuatoriana han sido
impactadas por las políticas formuladas en los Planes Nacionales mencionados. Con base en la
pregunta de investigación y los objetivos trazados, se parte de la premisa de que el Estado aún
es rígido y que existen innumerables limitaciones, principalmente económicas, que impiden la
transformación social al nivel inicialmente propuesto. La metodología consistió en un análisis
bibliográfico y documental. En un primer momento, se llevó a cabo un estudio de los estudios
sobre el tema y las principales categorías de la investigación. A continuación, se realizó un
estudio de los documentos oficiales en los que se basó la investigación (planes nacionales,
informes de resultados, entre otros). Por último, se articularon estos elementos para construir el
argumento. A partir de la investigación, fue posible comprender que existen tres corrientes
principales del Buen Vivir: la que se insertó en la carta constitucional diverge de las que se
presentan como orientadoras de la formulación de políticas, ya que, especialmente en los dos
planes iniciales, se encontraron muchas contradicciones. De esta manera, el principal aporte de
la investigación al área puede considerarse académico, al ofrecer un mapeo de este paradigma
en la construcción de las políticas públicas ecuatorianas. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Estudos Latino-americanos (ICS ELA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|