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2025_PabloJaimeFerreira_DISSERT.pdf2,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorJordan, Susana Madeira Dobal-
dc.contributor.authorFerreira, Pablo Jaime-
dc.date.accessioned2025-05-13T13:49:19Z-
dc.date.available2025-05-13T13:49:19Z-
dc.date.issued2025-05-13-
dc.date.submitted2025-02-18-
dc.identifier.citationFERREIRA, Pablo Jaime. Retratos a meia voz: o discurso epistolar como vibração e presença no cinema de Karim Aïnouz. 2025. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52239-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa investiga as diferentes modalidades do discurso epistolar no cinema de Karim Aïnouz, particularmente em três longas-metragens: Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009), A Vida invisível (2019) e Marinheiro das montanhas (2021). O objetivo da pesquisa é mostrar como as formas materiais da epistolaridade mobilizam a memória e a imaginação do espectador, de modo a ampliar o leque de percepções, sensações e sugestões da experiência cinemática para além da identificação emocional e do sentido figurado das ações dramáticas. Ao reconhecer a importância da filosofia do corpo e o papel dos afetos na obra de arte e no cinema, a pesquisa adota uma abordagem fenomenológica inspirada em MerleauPonty; revisita a formulação original de afecções e afetos na Ética de Spinoza; explora as relações entre cinema e os mecanismos de projeção-identificação no pensamento de Edgar Morin; examina os chamados “blocos de sensações” de Deleuze e Guattari, e; descreve a concepção de afetos na perspectiva de teóricos contemporâneos ligados à Guinada afetiva, como Brian Massumi e Eugenie Brinkema. Enquanto o conceito de discurso epistolar remonta aos trabalhos de Janet Altman e Liz Stanley, a noção adotada de figura deriva das obras de JeanFrançois Lyotard, Georges Didi-Huberman e Martin Lefebvre. Essa reflexão teórica fundamenta, por fim, a análise da epistolaridade nos filmes mencionados, sobretudo em suas relações com o filme-diário, o melodrama e o filme-ensaio no contexto mais amplo do cinema de autor contemporâneo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRetratos a meia voz : o discurso epistolar como vibração e presença no cinema de Karim Aïnouzpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCinema brasileiropt_BR
dc.subject.keywordAïnouz, Karim, 1966-pt_BR
dc.subject.keywordFenomenologiapt_BR
dc.subject.keywordTeoria dos afetospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research investigates the many modalities of epistolary discourse in the cinema of Karim Aïnouz, particularly in three feature films: I Travel because I have to, I come back because I love you (2009), Invisible life (2019) and Mariner of the mountains (2021). The aim of the research is to show how epistolarity’s material forms mobilize the spectator’s memory and imagination, in order to expand the range of perceptions, sensations and suggestions of the cinematic experience beyond the emotional identification and figurative meaning of dramatic actions. Upon recognizing the importance of the philosophy of the body and the role of affects in the works of art and the cinema, the research adopts a phenomenological approach inspired by Merleau-Ponty; it revisits the original formulation of affects and affections in Spinoza’s Ethics; investigates the relations between cinema and the mechanisms of projectionidentification in the work of Edgar Morin; examines Deleuze and Guattari’s “blocks of sensations, and; describes the concept of affects according to contemporary theorists of the Affective Turn, such as Brian Massumi and Eugenie Brinkema. While the concept of epistolary discourse traces back to the research of Janet Altman and also Liz Stanley, the adopted notion of figure derives from the works of Jean-François Lyotard, Georges Didi-Huberman and Martin Lefebvre. This theoretical reflection underpins the analysis of epistolarity in the aforementioned films, especially in their relations with the diary film, the melodrama and the essay film in the broader context of contemporary auteur cinema.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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