Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Jordan, Susana Madeira Dobal | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Pablo Jaime | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-13T13:49:19Z | - |
dc.date.available | 2025-05-13T13:49:19Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-13 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-18 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Pablo Jaime. Retratos a meia voz: o discurso epistolar como vibração e presença no cinema de Karim Aïnouz. 2025. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52239 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa investiga as diferentes modalidades do discurso epistolar no cinema
de Karim Aïnouz, particularmente em três longas-metragens: Viajo porque preciso, volto
porque te amo (2009), A Vida invisível (2019) e Marinheiro das montanhas (2021). O objetivo
da pesquisa é mostrar como as formas materiais da epistolaridade mobilizam a memória e a
imaginação do espectador, de modo a ampliar o leque de percepções, sensações e sugestões da
experiência cinemática para além da identificação emocional e do sentido figurado das ações
dramáticas. Ao reconhecer a importância da filosofia do corpo e o papel dos afetos na obra de
arte e no cinema, a pesquisa adota uma abordagem fenomenológica inspirada em MerleauPonty; revisita a formulação original de afecções e afetos na Ética de Spinoza; explora as
relações entre cinema e os mecanismos de projeção-identificação no pensamento de Edgar
Morin; examina os chamados “blocos de sensações” de Deleuze e Guattari, e; descreve a
concepção de afetos na perspectiva de teóricos contemporâneos ligados à Guinada afetiva,
como Brian Massumi e Eugenie Brinkema. Enquanto o conceito de discurso epistolar remonta
aos trabalhos de Janet Altman e Liz Stanley, a noção adotada de figura deriva das obras de JeanFrançois Lyotard, Georges Didi-Huberman e Martin Lefebvre. Essa reflexão teórica
fundamenta, por fim, a análise da epistolaridade nos filmes mencionados, sobretudo em suas
relações com o filme-diário, o melodrama e o filme-ensaio no contexto mais amplo do cinema
de autor contemporâneo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Retratos a meia voz : o discurso epistolar como vibração e presença no cinema de Karim Aïnouz | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema brasileiro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aïnouz, Karim, 1966- | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fenomenologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria dos afetos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research investigates the many modalities of epistolary discourse in the cinema of
Karim Aïnouz, particularly in three feature films: I Travel because I have to, I come back
because I love you (2009), Invisible life (2019) and Mariner of the mountains (2021). The aim
of the research is to show how epistolarity’s material forms mobilize the spectator’s memory
and imagination, in order to expand the range of perceptions, sensations and suggestions of the
cinematic experience beyond the emotional identification and figurative meaning of dramatic
actions. Upon recognizing the importance of the philosophy of the body and the role of affects
in the works of art and the cinema, the research adopts a phenomenological approach inspired
by Merleau-Ponty; it revisits the original formulation of affects and affections in Spinoza’s
Ethics; investigates the relations between cinema and the mechanisms of projectionidentification in the work of Edgar Morin; examines Deleuze and Guattari’s “blocks of
sensations, and; describes the concept of affects according to contemporary theorists of the
Affective Turn, such as Brian Massumi and Eugenie Brinkema. While the concept of epistolary
discourse traces back to the research of Janet Altman and also Liz Stanley, the adopted notion
of figure derives from the works of Jean-François Lyotard, Georges Didi-Huberman and Martin
Lefebvre. This theoretical reflection underpins the analysis of epistolarity in the aforementioned
films, especially in their relations with the diary film, the melodrama and the essay film in the
broader context of contemporary auteur cinema. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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