http://repositorio.unb.br/handle/10482/52177
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2024_EltonJoseSoares_DISSERT.pdf | 2,1 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Probabilidade, erros intuitivos e falácias : uma abordagem para o ensino médio |
Auteur(s): | Soares, Elton José |
Orientador(es):: | Silva, Simone Vasconcelos da |
Assunto:: | Teoria da Probabilidade Matemática (Ensino médio) Falácia da conjunção |
Date de publication: | 7-mai-2025 |
Data de defesa:: | 17-jui-2024 |
Référence bibliographique: | SOARES, Elton José. Probabilidade, erros intuitivos e falácias: uma abordagem para o ensino médio. 2024. 77 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Résumé: | Normalmente, os indivíduos se deixam guiar por impressões e sentimentos em situações de tomada de decisão sob incerteza e a confiança em suas crenças e preferências, em geral, é justificada, mas nem sempre a matemática empregada na conclusão está correta. Este trabalho explora como a Teoria de Probabilidade pode ser tratada na educação básica, considerando situações em que a intuição e a matemática se confrontam, ou seja, quando se têm vieses intuitivos. Analisamos e discutimos formas de se aplicar apropriadamente os conceitos de independência de eventos, probabilidade condicional, teorema de Bayes, entre outros. Alguns dos problemas apresentados são baseados em situações reais, como em resultados de exames laboratoriais (falso positivo) e erros cometidos em tribunais de justiça (falácia do promotor). Com intuito de facilitar o aprendizado do aluno do Ensino Médio e auxiliar na explanação do conteúdo pelo professor, os cálculos probabilísticos são apresentados de forma mais objetiva e simplificada. Como recurso educacional vinculado a esta dissertação, apresentamos uma sequência de videoaulas abordando a discussão de alguns dos problemas propostos no trabalho. |
Abstract: | Normally, individuals are guided by impressions and feelings in decision-making situations under uncertainty and confidence in their beliefs and preferences is generally justified, but the mathematics used in the conclusion are not always correct. This work explores how the content of Probability Theory can be treated in basic education considering situations in which intuition and mathematics clash, that is, when there are intuitive biases. We analyze and discuss ways to appropriately apply the concepts of event independence, conditional probability, Bayes' theorem, among others. Some of the problems presented are based on real situations, such as laboratory test results (false positive) and errors made in courts of law (prosecutor's fallacy). In order to simplify the learning of high school students and assist in the explanation of the teacher, the probabilistic calculations are presented in a more objective way. As an educational resource linked to this dissertation, we present a video classes sequence addressing the discussion of some of the problems proposed in the work. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Exatas (IE) Departamento de Matemática (IE MAT) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2024. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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