Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52165
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIVRO_SociologiaCorpoDonaldPierson.pdf29,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Sociologia do corpo : Donald Pierson e a sociologia da itinerância
Autor(es): Almeida, Dulce Maria Filgueira de
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2352-5478
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Assunto: Pierson, Donald, 1900-1995
Sociologia
Etnologia
Data de publicação: 2025
Editora: Editora Universidade de Brasília
Referência: ALMEIDA, Dulce Maria Filgueira de. Sociologia do corpo: Donald Pierson e a sociologia da itinerância. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2025. E-book (91 p.). (Série Pesquisa, Inovação & Ousadia). Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/656. Acesso em: 06 maio 2025.
Resumo: O livro assume como premissa que a constituição da sociologia do corpo no Brasil se perfaz por meio dos estudos do corpo negro, advogando que a questão racial ocupa lugar de centralidade. Consubstancia-se numa análise da influência de Donald Pierson (1900-1995) na constituição da sociologia do corpo no Brasil com base na sociologia da itinerância. Considerado um sociólogo outsider, Pierson foi invisibilizado no Brasil e nos Estados Unidos, onde nasceu. Pobre, branco, com valores do mundo rural e protestante, Pierson assume para si um papel de desbravar estudos em terras brasileiras. Neste país, além de produzir sua tese “Negroes in Brazil. A study of racial contact” (1934-1937), um estudo realizado em Salvador/BA, Pierson foi professor e chegou a coordenar o primeiro curso de pós-graduação em Sociologia da Escola Livre de Sociologia e Política (1939-1959). No transcurso da pesquisa, que se originou este livro, e, que está relacionado às rotas sinuosas da trajetória intelectual, profissional e pessoal de Pierson, que se entrecruzam com as da autora, expressões marcadas por sentimentos eclodem, contribuindo para a redefinição da pesquisa. O livro lança mão da etnografia historiográfica como uma proposição metodológica para os estudos do corpo/corporeidade humana, definindo-a como um delineamento metodológico que envolve a pesquisa biográfica, imersão em arquivos documentais (fontes históricas e bibliográficas) e desdobra-se em trabalho de campo.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Licença: (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/656. Acesso em: 06 maio 2025.
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.