Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Freitas, Sergio Antônio Andrade de | - |
dc.contributor.author | Lacerda, Arthur Rocha Temporim de | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-14T12:50:09Z | - |
dc.date.available | 2025-04-14T12:50:09Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-28 | - |
dc.identifier.citation | LACERDA, Arthur Rocha Temporim de. Gamified chatbot management process: a way to build gamified chatbots. 2024. 168 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52050 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Frameworks de desenvolvimento de chatbots oferecem diversos métodos de construção,
mas processos estabelecidos, como o Chatbot Management Process (CMP), carecem de
atividades especificamente projetadas para aumentar o engajamento do usuário. Esta
dissertação propõe o Gamified Chatbot Management Process (GCMP), uma extensão do
CMP que incorpora e adapta atividades para aprimorar o engajamento do usuário com o
chatbot.
Três versões do GCMP foram desenvolvidas, cada uma incorporando melhorias orientadas pela abordagem Goal-Question-Metric (GQM). Essa abordagem iterativa facilitou
a avaliação e evolução do processo.
Experimentos com usuários reais demonstraram um engajamento positivo, com 100%
dos participantes alcançando os objetivos propostos. Além disso, o tempo médio de
implantação diminuiu em 66% entre a primeira e a versão final. As avaliações dos usuários
também receberam as melhores notas pela qualidade das respostas geradas pelo chatbot.
Esses resultados destacam a eficácia do GCMP proposto.
Os resultados do experimento sugerem uma correlação positiva entre o uso do GCMP
e a melhoria no desenvolvimento de chatbots gamificados. As melhorias observadas tanto
na funcionalidade dos chatbots quanto nas técnicas de gamificação oferecem indicadores
promissores para a adoção generalizada do GCMP como um processo robusto e eficaz
para o desenvolvimento de chatbots gamificados. | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Gamified chatbot management process : a way to build gamified chatbots | pt_BR |
dc.title.alternative | Processo de gerenciamento de chatbots gamificados : uma forma de construir chatbots gamificados | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gamificação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Chatbots | pt_BR |
dc.subject.keyword | Usuários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de desenvolvimento de software | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Chatbot development frameworks offer diverse construction methods, but established processes, like the Chatbot Management Process (CMP), lack activities specifically designed
to boost user engagement. This thesis proposes the Gamified Chatbot Management Process (GCMP), an extension of the CMP that incorporates and adapts activities to enhance
user engagement with the chatbot. Three versions of the GCMP were developed, each
incorporating improvements guided by the Goal-Question-Metric (GQM) approach. This
iterative approach facilitated the evaluation and evolution of the process. Real-user experiments demonstrated positive engagement, with 100% of participants achieving the
proposed objectives. Additionally, the average deployment time decreased by 66% between the first and final versions. User evaluations were also awarded top marks for the
quality of chatbot-generated responses. These findings highlight the effectiveness of the
proposed GCMP. The results of the experiment suggest a positive correlation between the
use of the GCMP and the improvement in the development of gamified chatbots. The
observed improvements in both chatbot functionality and gamification techniques offer
promising indicators for the widespread adoption of the GCMP as a robust and effective
process for the development of gamified chatbots. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Ciência da Computação (IE CIC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|