http://repositorio.unb.br/handle/10482/52039
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2024_AlineDaCostaLuz_TESE.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Feminismo, educação popular e extensão : a resistência criativa na formação de promotoras legais populares |
Autor : | Luz, Aline da Costa |
Orientador(es):: | Rêses, Erlando da Silva |
Assunto:: | Educação popular Feminismo Projeto de extensão Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) |
Fecha de publicación : | 10-abr-2025 |
Data de defesa:: | 20-dic-2024 |
Citación : | LUZ, Aline da Costa. Feminismo, educação popular e extensão: a resistência criativa na formação de promotoras legais populares. 2024. 144 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumen : | A presente proposta tem o intuito de analisar a relação profícua entre a extensão desenvolvida pelas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) e a educação para a igualdade de gênero e o combate à violência contra a mulher, a partir da experiência das Promotoras Legais Populares (PLP) na qualidade de projetos de extensão. Compreendendo o papel transformador que a extensão pode e deve adquirir, amparandose nos objetivos estabelecidos pela Política Nacional de Extensão Universitária, analisamos ações de extensão que assumem o papel da extensão popular, como proposta por Paulo Freire (1983), e propõem ações educativas de elucidação sobre direitos das mulheres, direitos reprodutivos e combate à violência contra a mulher, especificamente aquelas desenvolvidas pelas PLP, as quais, a partir da extensão, observam uma maneira de se expandirem pelo território brasileiro. Embasadas no Materialismo HistóricoDialético (MHD) e na Educação Popular Feminista, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo, a fim de promover análise crítica das políticas de extensão universitária no Brasil. Por meio de levantamento bibliográfico e de entrevistas com servidoras e estudantes de dez IPES à frente da realização do curso de PLP como projeto de extensão, seguindo a metodologia de análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin (2016), elencamos nove categorias de análise, divididas nas dimensões: extensão nas IPES; extensão popular e feminista; e esperançar extensionista nas PLP. Como resultados, obtivemos que a extensão tem sido um aporte importante para a expansão dos cursos de PLP, com a disponibilização do espaço físico, de servidoras e de bolsistas das IPES para sua realização; no entanto, a extensão carece de maior suporte institucional e de políticas públicas de financiamento e valorização. Também foi possível concluir que as PLP, por se basearem em uma Educação Popular Feminista, ensinam as IPES como realizar o diálogo orgânico com as comunidades, consolidando o papel social que as instituições devem realizar, principalmente a partir da extensão, porém gerando resultados transformadores no ensino e na pesquisa. Nomeamos como resistência criativa as estratégias utilizadas pelas PLP para o enfrentamento às dificuldades estruturais para a realização da extensão, que caracterizam um momento de precarização da Educação Pública Superior no Brasil. |
Abstract: | The aim of this proposal is to analyze the fruitful relationship between extension developed by public institutions of higher education (IPES) and education for gender equality and combating violence against women, based on the experience of the Popular Legal Promoters (PLP) as extension projects. Understanding the transformative role that extension can and should play, and supported by the objectives established by the National University Extension Policy, we aim here to analyze extension actions that take on the role of popular extension, as proposed by Paulo Freire (1983), and propose educational actions to elucidate women's rights, reproductive rights and combating violence against women, more specifically those developed by PLP, who find in extension a way to expand throughout Brazil. Based on Historical-Dialectical Materialism (MHD) and Feminist Popular Education, a qualitative study was carried out, promoting a critical analysis of university extension policies in Brazil. Through a bibliographic survey and interviews with civil servants and students from ten IPES which are leading the PLP course as an extension project, following the content analysis methodology proposed by Laurence Bardin (2016), we listed nine categories of analysis divided into the following dimensions: extension in the IPES; popular and feminist extension; and extensionist hope in the PLP. As a result, we found that extension has been an important contribution to the expansion of PLP courses, with the IPES providing physical space, staff and scholarship holders to carry them out. However, extension lacks greater institutional support and public policies for funding and valorization. It was also possible to conclude that the PLP, based on feminist popular education, teach the IPES how to carry out organic dialogue with communities, consolidating the social role that institutions should play, through extension, but also generating transformative results in teaching and research. We call creative resistance the strategies used by PLPs to face the structural difficulties in carrying out extension, which characterize a moment of precariousness in Public Higher Education in Brazil. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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