Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52038
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_LaiseAtaidesRibeiroDourado_TESE.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O Programa de Residência Pedagógica (PRP) no Centro-Oeste : contribuições e limites para formação de professores
Autor(es): Dourado, Laíse Ataides Ribeiro
Orientador(es): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto: Brasil, Centro-Oeste
Formação de professores
Políticas educacionais
Programa de Residência Pedagógica (PRP)
Data de publicação: 10-Abr-2025
Referência: DOURADO, Laíse Ataides Ribeiro. O Programa de Residência Pedagógica (PRP) no Centro-Oeste: contribuições e limites para formação de professores. 2024. 200 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A presente pesquisa é vinculada à Linha de Pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo deste trabalho foi compreender as contribuições e limites do Programa de Residência Pedagógica (PRP) para a formação de professores, a partir da análise dos projetos institucionais de cinco instituições do Centro-Oeste brasileiro. Os objetivos específicos da pesquisa foram analisar as produções sobre Residência Pedagógica (RP) de 2015-2021; analisar a literatura, as pesquisas e o histórico sobre RP; e, por fim, realizar a análise documental dos editais e dos projetos institucionais do PRP. Partimos da seguinte problematização central: quais as contribuições e limites do PRP para a formação de professores? Para apreendermos a discussão, tivemos também algumas questões norteadoras para este estudo: quais influências e concepções políticas estão presentes nos textos oficiais que instituíram a Residência Pedagógica? Quais são as contribuições do PRP para a construção de uma práxis profissional? A pesquisa se deu com cinco IES dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal, as quais nos disponibilizaram seus projetos institucionais do PRP dos seguintes anos: 2018, 2020 e 2022. Apoiamo-nos no referencial teórico do Materialismo histórico-dialético, utilizando autores como Curado Silva (2008); Marx e Engels (2007); Marx (1977), entre outros. A pesquisa foi desenvolvida de acordo com as seguintes etapas: i) Estudo da legislação brasileira e de teóricos que tratam da formação de professores, bem como o levantamento de trabalhos sobre a temática para o estado do conhecimento; ii) análise dos documentos, dos editais e dos projetos institucionais; iii) análise e tabulação dos dados, construção de categorias e análise dos resultados. A análise realizada nos revelou que a Residência Pedagógica (tal como o campo da formação de professores) é palco de disputas; as mudanças entre os editais, as normativas e o direcionamento do programa sofreram alterações ao longo de sua existência. Elencamos alguns pontos do PRP que podem ser considerados frágeis e contributos deste para a formação docente, como fragilidades, apontamos: o baixo número de licenciandos participantes; a carga horária de trabalho dos preceptores não ser reduzida para que estes possam se dedicar mais ao programa; para os preceptores, a grande quantidade de residentes a orientar; a ênfase do programa na regência em sala de aula, que se traduz com foco apenas na prática do professor em detrimento de uma formação ampla, com sólida relação entre teoria e prática e baseada na práxis. Como contributos: o desenho do Programa o fortalece como espaço de aproximação e interlocução entre as IES e as escolas de Educação Básica; a imersão dos licenciandos no efetivo trabalho docente que tende a se ampliar a cada trabalho desenvolvido na escola; a oportunidade da formação continuada dos professores da Educação Básica; a valorização e o reconhecimento do papel dos preceptores enquanto co-formadores dos residentes; e a participação no PRP poder estimular a pesquisa educacional, incentivando os futuros professores e os professores preceptores a investigar práticas pedagógicas e, assim, contribuir para a produção de conhecimento na área. Percebemos a relevância a proposta da RP para a formação de professores, pois contribui para a formação inicial e continuada, com influências benéficas para a aprendizagem da profissão e o reconhecimento da escola como local formativo, destacando este espaço para a imersão na prática profissional e os professores da educação básica como co-formadores dos futuros professores.
Abstract: This research is linked to the Teaching Profession, Curriculum and Evaluation Research Line of the Postgraduate Program in Education at the University of Brasilia (UnB). The aim of this work was to understand the contributions and limits of the Pedagogical Residency Program (PRP) for teacher training, based on an analysis of the institutional projects of five institutions in the Brazilian Midwest. As specific objectives of the research, we analyzed the productions on Pedagogical Residency (PR) from 2015-2021; we analyzed the literature and the research and history on PR; and finally we carried out a documentary analysis of the PRP notices and institutional projects. We started from the following central problem: what are the contributions and limits of the PRP for teacher training? In order to understand the discussion, we also raised some guiding questions for this study: What political influences and conceptions are present in the official texts that established the Pedagogical Residency? What are the contributions of the PRP to the construction of a professional praxis? The research was carried out with five HEIs in the states of Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul and the Federal District, which provided us with their institutional PRP projects for the following years: 2018, 2020 and 2022. We relied on the theoretical framework of historical-dialectical materialism, using authors such as Curado Silva (2008), Marx; Engels (2007), Marx (1977), among others. The research was carried out according to the following stages: i) study of Brazilian legislation and theorists who deal with teacher training, and a survey of works on the subject for the state of knowledge; ii) analysis of documents, public notices and institutional projects; iii) analysis and tabulation of data, construction of categories and analysis of the results. The analysis carried out using the research methods revealed that the Pedagogical Residency, like the field of teacher training, is the scene of disputes; the notices, regulations and direction of the program have changed over the course of its existence. It is a program to introduce teaching into initial training and is anchored in the perspective of the epistemology of practice. We have listed some points of the PRP that can be considered weak and its positive points for teacher training. We can see the relevance of this residency proposal for teacher training, which has contributed to initial and continuing training, influencing the learning of the profession, and elevating the school as a place for training, highlighting the school as a place for immersion in professional practice and basic education teachers as co-trainers of undergraduates. We propose that the residency can make an important contribution to teacher training, however, it must be based on another epistemological perspective and as an alternative we present the epistemology of praxis. We point out that the last call for proposals for the Pedagogical Residency Program ended in 2024, and that there was no forecast of a new call for proposals, which creates uncertainty about the future of the program.
Resumen: Esta pesquisa está vinculada a la Línea de Investigación Profesión Docente, Currículo y Evaluación del Programa de Postgrado en Educación de la Universidad de Brasilia (UnB). El objetivo de este trabajo fue comprender las contribuciones y los límites del Programa de Residencia Pedagógica (PRP) para la formación de profesores, a partir del análisis de los proyectos institucionales de cinco instituciones del Centro-Oeste brasileño. Los objetivos específicos de la investigación fueron analizar las producciones sobre Residencia Pedagógica (PR) de 2015-2021; analizar la literatura y la investigación e historia sobre PR; y finalmente realizar un análisis documental de las convocatorias y proyectos institucionales del PRP. Partimos del siguiente problema central: ¿cuáles son los aportes y límites de la PRP para la formación docente? Para comprender la discusión, también planteamos algunas preguntas orientadoras de este estudio: ¿Qué influencias y concepciones políticas están presentes en los textos oficiales que establecieron la Residencia Pedagógica? ¿Cuáles son los aportes de la PRP a la construcción de una praxis profesional? La investigación se realizó con cinco IES de los estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul y Distrito Federal, que nos proporcionaron sus proyectos institucionales de PRP para los años siguientes: 2018, 2020 y 2022. Nos basamos en el marco teórico del materialismo históricodialéctico, utilizando autores como Curado Silva (2008), Marx; Engels (2007), Marx (1977), entre otros. Lá pesquisa fue realizada de acuerdo con las siguientes etapas: i) estudio de la legislación brasileña y de los teóricos que tratan de la formación de profesores, y levantamiento de trabajos sobre el tema para el estado del conocimiento; ii) análisis de documentos, avisos públicos y proyectos institucionales; iii) análisis y tabulación de datos, construcción de categorías y análisis de los resultados. El análisis realizado con los métodos de investigación reveló que la Residencia Pedagógica, como el campo de la formación de profesores, es escenario de disputas; los avisos, reglamentos y dirección del programa han cambiado a lo largo de su existencia. Es un programa para introducir la enseñanza en la formación inicial y está anclado en la perspectiva de la epistemología de la práctica. Hemos enumerado algunos puntos del PRP que pueden considerarse débiles y sus puntos positivos para la formación del profesorado. Podemos ver la relevancia de esta propuesta de residencia para la formación docente, que ha contribuido a la formación inicial y continua, influyendo en el aprendizaje de la profesión, y elevando la escuela como lugar de formación, destacando la escuela como lugar de inmersión en la práctica profesional y los profesores de educación básica como co-formadores de los estudiantes de licenciatura. Proponemos que la residencia puede hacer una importante contribución a la formación docente, pero debe basarse en una perspectiva epistemológica diferente y como alternativa presentamos la epistemología de la praxis. Señalamos que la última convocatoria del Programa de Residencias Pedagógicas finalizó en 2024 y que no hay previsión de una nueva convocatoria, lo que genera incertidumbre sobre el futuro del programa.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.