Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da | - |
dc.contributor.author | Dourado, Laíse Ataides Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-10T17:30:32Z | - |
dc.date.available | 2025-04-10T17:30:32Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-09 | - |
dc.identifier.citation | DOURADO, Laíse Ataides Ribeiro. O Programa de Residência Pedagógica (PRP) no Centro-Oeste: contribuições e limites para formação de professores. 2024. 200 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52038 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa é vinculada à Linha de Pesquisa Profissão Docente, Currículo e
Avaliação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília
(UnB). O objetivo deste trabalho foi compreender as contribuições e limites do
Programa de Residência Pedagógica (PRP) para a formação de professores, a partir
da análise dos projetos institucionais de cinco instituições do Centro-Oeste brasileiro.
Os objetivos específicos da pesquisa foram analisar as produções sobre Residência
Pedagógica (RP) de 2015-2021; analisar a literatura, as pesquisas e o histórico sobre
RP; e, por fim, realizar a análise documental dos editais e dos projetos institucionais
do PRP. Partimos da seguinte problematização central: quais as contribuições e
limites do PRP para a formação de professores? Para apreendermos a discussão,
tivemos também algumas questões norteadoras para este estudo: quais influências e
concepções políticas estão presentes nos textos oficiais que instituíram a Residência
Pedagógica? Quais são as contribuições do PRP para a construção de uma práxis
profissional? A pesquisa se deu com cinco IES dos Estados de Goiás, Mato Grosso,
Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal, as quais nos disponibilizaram seus projetos
institucionais do PRP dos seguintes anos: 2018, 2020 e 2022. Apoiamo-nos no
referencial teórico do Materialismo histórico-dialético, utilizando autores como Curado
Silva (2008); Marx e Engels (2007); Marx (1977), entre outros. A pesquisa foi
desenvolvida de acordo com as seguintes etapas: i) Estudo da legislação brasileira e
de teóricos que tratam da formação de professores, bem como o levantamento de
trabalhos sobre a temática para o estado do conhecimento; ii) análise dos
documentos, dos editais e dos projetos institucionais; iii) análise e tabulação dos
dados, construção de categorias e análise dos resultados. A análise realizada nos
revelou que a Residência Pedagógica (tal como o campo da formação de professores)
é palco de disputas; as mudanças entre os editais, as normativas e o direcionamento
do programa sofreram alterações ao longo de sua existência. Elencamos alguns
pontos do PRP que podem ser considerados frágeis e contributos deste para a
formação docente, como fragilidades, apontamos: o baixo número de licenciandos
participantes; a carga horária de trabalho dos preceptores não ser reduzida para que
estes possam se dedicar mais ao programa; para os preceptores, a grande quantidade
de residentes a orientar; a ênfase do programa na regência em sala de aula, que se traduz com foco apenas na prática do professor em detrimento de uma formação
ampla, com sólida relação entre teoria e prática e baseada na práxis. Como
contributos: o desenho do Programa o fortalece como espaço de aproximação e
interlocução entre as IES e as escolas de Educação Básica; a imersão dos
licenciandos no efetivo trabalho docente que tende a se ampliar a cada trabalho
desenvolvido na escola; a oportunidade da formação continuada dos professores da
Educação Básica; a valorização e o reconhecimento do papel dos preceptores
enquanto co-formadores dos residentes; e a participação no PRP poder estimular a
pesquisa educacional, incentivando os futuros professores e os professores
preceptores a investigar práticas pedagógicas e, assim, contribuir para a produção de
conhecimento na área. Percebemos a relevância a proposta da RP para a formação
de professores, pois contribui para a formação inicial e continuada, com influências
benéficas para a aprendizagem da profissão e o reconhecimento da escola como local
formativo, destacando este espaço para a imersão na prática profissional e os
professores da educação básica como co-formadores dos futuros professores. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O Programa de Residência Pedagógica (PRP) no Centro-Oeste : contribuições e limites para formação de professores | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil, Centro-Oeste | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa de Residência Pedagógica (PRP) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research is linked to the Teaching Profession, Curriculum and Evaluation
Research Line of the Postgraduate Program in Education at the University of Brasilia
(UnB). The aim of this work was to understand the contributions and limits of the
Pedagogical Residency Program (PRP) for teacher training, based on an analysis of
the institutional projects of five institutions in the Brazilian Midwest. As specific
objectives of the research, we analyzed the productions on Pedagogical Residency
(PR) from 2015-2021; we analyzed the literature and the research and history on PR;
and finally we carried out a documentary analysis of the PRP notices and institutional
projects. We started from the following central problem: what are the contributions and
limits of the PRP for teacher training? In order to understand the discussion, we also
raised some guiding questions for this study: What political influences and conceptions
are present in the official texts that established the Pedagogical Residency? What are
the contributions of the PRP to the construction of a professional praxis? The research
was carried out with five HEIs in the states of Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do
Sul and the Federal District, which provided us with their institutional PRP projects for
the following years: 2018, 2020 and 2022. We relied on the theoretical framework of
historical-dialectical materialism, using authors such as Curado Silva (2008), Marx;
Engels (2007), Marx (1977), among others. The research was carried out according to
the following stages: i) study of Brazilian legislation and theorists who deal with teacher
training, and a survey of works on the subject for the state of knowledge; ii) analysis of
documents, public notices and institutional projects; iii) analysis and tabulation of data,
construction of categories and analysis of the results. The analysis carried out using
the research methods revealed that the Pedagogical Residency, like the field of
teacher training, is the scene of disputes; the notices, regulations and direction of the
program have changed over the course of its existence. It is a program to introduce
teaching into initial training and is anchored in the perspective of the epistemology of
practice. We have listed some points of the PRP that can be considered weak and its
positive points for teacher training. We can see the relevance of this residency proposal
for teacher training, which has contributed to initial and continuing training, influencing
the learning of the profession, and elevating the school as a place for training,
highlighting the school as a place for immersion in professional practice and basic
education teachers as co-trainers of undergraduates. We propose that the residency
can make an important contribution to teacher training, however, it must be based on
another epistemological perspective and as an alternative we present the
epistemology of praxis. We point out that the last call for proposals for the Pedagogical
Residency Program ended in 2024, and that there was no forecast of a new call for
proposals, which creates uncertainty about the future of the program. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta pesquisa está vinculada a la Línea de Investigación Profesión Docente, Currículo
y Evaluación del Programa de Postgrado en Educación de la Universidad de Brasilia
(UnB). El objetivo de este trabajo fue comprender las contribuciones y los límites del
Programa de Residencia Pedagógica (PRP) para la formación de profesores, a partir
del análisis de los proyectos institucionales de cinco instituciones del Centro-Oeste
brasileño. Los objetivos específicos de la investigación fueron analizar las
producciones sobre Residencia Pedagógica (PR) de 2015-2021; analizar la literatura
y la investigación e historia sobre PR; y finalmente realizar un análisis documental de
las convocatorias y proyectos institucionales del PRP. Partimos del siguiente problema
central: ¿cuáles son los aportes y límites de la PRP para la formación docente? Para
comprender la discusión, también planteamos algunas preguntas orientadoras de este
estudio: ¿Qué influencias y concepciones políticas están presentes en los textos
oficiales que establecieron la Residencia Pedagógica? ¿Cuáles son los aportes de la
PRP a la construcción de una praxis profesional? La investigación se realizó con cinco
IES de los estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul y Distrito Federal, que
nos proporcionaron sus proyectos institucionales de PRP para los años siguientes:
2018, 2020 y 2022. Nos basamos en el marco teórico del materialismo históricodialéctico, utilizando autores como Curado Silva (2008), Marx; Engels (2007), Marx
(1977), entre otros. Lá pesquisa fue realizada de acuerdo con las siguientes etapas: i)
estudio de la legislación brasileña y de los teóricos que tratan de la formación de
profesores, y levantamiento de trabajos sobre el tema para el estado del conocimiento;
ii) análisis de documentos, avisos públicos y proyectos institucionales; iii) análisis y
tabulación de datos, construcción de categorías y análisis de los resultados. El análisis
realizado con los métodos de investigación reveló que la Residencia Pedagógica,
como el campo de la formación de profesores, es escenario de disputas; los avisos,
reglamentos y dirección del programa han cambiado a lo largo de su existencia. Es un
programa para introducir la enseñanza en la formación inicial y está anclado en la
perspectiva de la epistemología de la práctica. Hemos enumerado algunos puntos del
PRP que pueden considerarse débiles y sus puntos positivos para la formación del
profesorado. Podemos ver la relevancia de esta propuesta de residencia para la
formación docente, que ha contribuido a la formación inicial y continua, influyendo en
el aprendizaje de la profesión, y elevando la escuela como lugar de formación,
destacando la escuela como lugar de inmersión en la práctica profesional y los
profesores de educación básica como co-formadores de los estudiantes de
licenciatura. Proponemos que la residencia puede hacer una importante contribución
a la formación docente, pero debe basarse en una perspectiva epistemológica
diferente y como alternativa presentamos la epistemología de la praxis. Señalamos
que la última convocatoria del Programa de Residencias Pedagógicas finalizó en 2024
y que no hay previsión de una nueva convocatoria, lo que genera incertidumbre sobre
el futuro del programa. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|