http://repositorio.unb.br/handle/10482/52028
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2024_GleuzePereiraMarinhoMoura_DISSERT.pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Infância e escolarização nas páginas da Revista Brasília (1957-1967) |
Autor : | Moura, Gleuze Pereira Marinho |
Orientador(es):: | Anjos, Juarez José Tuchinski dos |
Assunto:: | Infância Escolarização Imprensa Representações sociais Brasília (DF) |
Fecha de publicación : | 8-abr-2025 |
Data de defesa:: | 17-sep-2024 |
Citación : | MOURA, Gleuze Pereira Marinho. Infância e escolarização nas páginas da Revista Brasília (1957-1967). 2024. 177 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumen : | Considerando como fonte de estudo a Revista Brasília, periódico em circulação no Brasil entre os anos de 1957 e 1988, cuja criação propunha convencimento da opinião pública sobre a importância de transferir a capital do Brasil, no sudeste brasileiro, para o interior do país – região centro-oeste, o uso deste periódico nesta pesquisa articula um olhar sobre as possíveis representações sociais apresentadas por este impresso com relação à infância e a escolarização divulgada em suas páginas no recorte histórico entre 1957 e 1967. A investigação desses objetos transita em tempos bem específicos: antes da inauguração de Brasília (1957-1960) e após sua institucionalização como capital do Brasil (1960-1967). Para tanto, a orientação escolhida para o entendimento de representações sociais encontra aporte em Roger Chartier. Chartier (1990) considera que os conflitos por representação são tão expressivos e reais quanto aqueles conexos a questões econômicas, porém, estes, por representações, tendem a ocorrer de modo simbólico, conforme supomos manifestar nas páginas da Revista Brasília. A metodologia de pesquisa aqui aplicada encontra-se na análise documental de textos e imagens, conexas aos objetos infância e escolarização, localizados na Revista Brasília, bem como nos indicativos destes. Nesse sentido, assim como os textos, os recursos fotográficos, dentro da Revista Brasília, são elementos explorados e considerados como vestígios de uma história recente, que no escopo das representações visualizados por Chartier, une-se à disposição da historiografia da educação em examinar os mais diversos recursos como subsídio que nos aproxime de fatos outrora acontecidos. Com o olhar voltado aos detalhes da Revista Brasília, sua iconografia, a infância e a escolarização nela apresentadas, é que nos propomos a investigar e analisar os indicativos de representação desta infância e escolarização que compuseram as publicações deste impresso ao longo do percurso histórico estabelecido, com a hipótese de a Revista Brasília estabelecer, em suas páginas, um olhar preestabelecido sobre a infância e escolarização da ocasião, de modo a transpor essa visão aos apreciadores e consumidores do impresso. |
Abstract: | Considering as a source of study the Revista Brasília, a periodical in circulation in Brazil between 1957 and 1988, whose creation proposed convincing public opinion about the importance of transferring the capital of Brazil, in the southeast of Brazil, to the interior of the country - central-west region, the use of this periodical in this research articulates a look at the possible social representations presented by this publication in relation to childhood and schooling published in its pages in the historical period between 1957 and 1967. The investigation of these objects transits in very specific times: before the inauguration of Brasília (1957-1960) and after its institutionalization as the capital of Brazil (1960-1967). To this end, the chosen approach to understanding social representations is supported by Roger Chartier. Chartier (1990) considers that conflicts over representation are as expressive and real as those related to economic issues, but these, through representations, tend to occur in a symbolic way, as we assume manifested in the pages of Revista Brasília. The research methodology applied here is based on the documentary analysis of texts and images, connected to the objects of childhood and schooling, located in Revista Brasília, as well as in their indicatives. In this sense, just like the texts, the photographic resources, within Revista Brasília, are elements explored and considered as vestiges of a recent history, which in the scope of the representations visualized by Chartier, joins the disposition of the historiography of education to examine the most diverse resources as a subsidy that brings us closer to facts that happened in the past. With our focus on the details of Revista Brasília, its iconography, childhood and schooling presented therein, we propose to investigate and analyze the indicators of representation of this childhood and schooling that made up the publications of this publication throughout the established historical path, with the hypothesis that Revista Brasília establishes, in its pages, a pre-established view of childhood and schooling at the time, in order to convey this vision to the admirers and consumers of the publication. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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