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Título : Construindo pontes para além dos muros : currículo e narrativas de formadoras da EJA no sistema prisional do DF
Autor : Garcia, Gehysa Lago
Orientador(es):: Souza, Rodrigo Matos de
Assunto:: Educação de jovens e adultos - prisões
Formação continuada
Educação emancipadora
Fecha de publicación : 8-abr-2025
Citación : GARCIA, Gehysa Lago. Construindo pontes para além dos muros: currículo e narrativas de formadoras da EJA no sistema prisional do DF. 2024. 150 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumen : A dissertação, estruturada no formato Multipaper, é composta por três artigos que examinam as dinâmicas educacionais no sistema prisional. O primeiro artigo examina a invisibilização dos sujeitos encarcerados no currículo escolar da Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando as fragilidades desse dispositivo na garantia de direitos para essa população. Os dois artigos subsequentes analisam experiências de formação continuada de professores utilizando Narrativas (auto)biográficas, a partir da experiencia de formação realizada no Centro educacional 01 de Brasília. Como em uma espécie de mosaico, a análise do currículo de EJA e o processo de capacitação dos profissionais que atuam em ambientes prisionais foram utilizados para compor o panorama da educação formal de jovens e adultos em contextos de privação de liberdade. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada das complexidades envolvidas no ensino nesses espaços. Por fim, são apresentadas recomendações para a Secretaria de Educação do Distrito Federal, com o foco no currículo da EJA nas prisões. Essas recomendações enfatizam a necessidade de formação específica para educadores, maior envolvimento da sociedade civil, fortalecimento da gestão escolar e, sobretudo, dispositivos que promovam práticas pedagógicas de resistência e transformação nos ambientes de privação de liberdade.
Abstract: The dissertation, structured in a Multipaper format, consists of three articles examining the educational dynamics within the prison system. The first article investigates the invisibilization of incarcerated individuals in the Education for Youth and Adults (EJA) curriculum, highlighting the weaknesses of this framework in guaranteeing rights for this population. The subsequent two articles analyze experiences of continuous teacher training using (auto)biographical narratives, based on the training experience conducted at Educational Center 01 in Brasília. Like a mosaic, the analysis of the EJA curriculum and the training process for professionals working in prison environments were combined to construct a panorama of formal education for youth and adults in contexts of incarceration. This approach provides a deeper understanding of the complexities involved in teaching in such spaces. Finally, recommendations are presented for the Federal District's Department of Education, focusing on the EJA curriculum in prisons. These recommendations emphasize the need for specialized teacher training, greater involvement of civil society, strengthening school management, and, above all, mechanisms that foster pedagogical practices of resistance and transformation in prison environments.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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