Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souza, Rodrigo Matos de | - |
dc.contributor.author | Garcia, Gehysa Lago | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-08T16:53:26Z | - |
dc.date.available | 2025-04-08T16:53:26Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-08 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-17 | - |
dc.identifier.citation | GARCIA, Gehysa Lago. Construindo pontes para além dos muros: currículo e narrativas de formadoras da EJA no sistema prisional do DF. 2024. 150 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52023 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A dissertação, estruturada no formato Multipaper, é composta por três artigos que examinam
as dinâmicas educacionais no sistema prisional. O primeiro artigo examina a invisibilização dos
sujeitos encarcerados no currículo escolar da Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando
as fragilidades desse dispositivo na garantia de direitos para essa população. Os dois artigos
subsequentes analisam experiências de formação continuada de professores utilizando
Narrativas (auto)biográficas, a partir da experiencia de formação realizada no Centro
educacional 01 de Brasília. Como em uma espécie de mosaico, a análise do currículo de EJA e
o processo de capacitação dos profissionais que atuam em ambientes prisionais foram utilizados
para compor o panorama da educação formal de jovens e adultos em contextos de privação de
liberdade. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada das complexidades
envolvidas no ensino nesses espaços. Por fim, são apresentadas recomendações para a
Secretaria de Educação do Distrito Federal, com o foco no currículo da EJA nas prisões. Essas
recomendações enfatizam a necessidade de formação específica para educadores, maior
envolvimento da sociedade civil, fortalecimento da gestão escolar e, sobretudo, dispositivos
que promovam práticas pedagógicas de resistência e transformação nos ambientes de privação
de liberdade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Construindo pontes para além dos muros : currículo e narrativas de formadoras da EJA no sistema prisional do DF | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos - prisões | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação emancipadora | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The dissertation, structured in a Multipaper format, consists of three articles examining the
educational dynamics within the prison system. The first article investigates the invisibilization
of incarcerated individuals in the Education for Youth and Adults (EJA) curriculum,
highlighting the weaknesses of this framework in guaranteeing rights for this population. The
subsequent two articles analyze experiences of continuous teacher training using
(auto)biographical narratives, based on the training experience conducted at Educational Center
01 in Brasília. Like a mosaic, the analysis of the EJA curriculum and the training process for
professionals working in prison environments were combined to construct a panorama of formal
education for youth and adults in contexts of incarceration. This approach provides a deeper
understanding of the complexities involved in teaching in such spaces. Finally,
recommendations are presented for the Federal District's Department of Education, focusing on
the EJA curriculum in prisons. These recommendations emphasize the need for specialized
teacher training, greater involvement of civil society, strengthening school management, and,
above all, mechanisms that foster pedagogical practices of resistance and transformation in
prison environments. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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