http://repositorio.unb.br/handle/10482/52019
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2025_RenataAlmeidaSantos_DISSERT.pdf | 2,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Bem-estar, saúde mental e readaptação funcional : um estudo bioecológico sobre a percepção de gestores da SEEDF |
Autor(es): | Santos, Renata Almeida |
Orientador(es): | Nunes, Alia Maria Barrios González |
Assunto: | Educação e saúde Professores - readaptação Gestão escolar Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF) |
Data de publicação: | 8-Abr-2025 |
Data de defesa: | 24-Jan-2025 |
Referência: | SANTOS, Renata Almeida. Bem-estar, saúde mental e readaptação funcional: um estudo bioecológico sobre a percepção de gestores da SEEDF. 2025. 186 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Resumo: | O tema do estudo abrangeu questões de bem-estar, saúde mental e readaptação funcional no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e almejou desenvolver um estudo de caso, tendo como principal objetivo: analisar a percepção e as necessidades na formação de gestores da SEEDF sobre bem-estar, saúde mental e readaptação funcional para um acolhimento efetivo aos professores readaptados. Além disso, utilizamos o modelo bioecológico proposto por Urie Bronfenbrenner (1996) como referencial teórico e metodológico para embasar de forma detalhada e contextualizada a pesquisa. Nesse cenário, os dados obtidos no Portal da Transparência do Governo do Distrito Federal (GDF) demonstraram a relevância do estudo ao informar um aumento expressivo no número de professores (as) readaptados (as), entre os anos de 2014 a 2018, que representavam aproximadamente 10% da categoria docente. Com base nesse objetivo geral e como parte dos objetivos específicos, apresentou-se um projeto sobre bem-estar, saúde mental e readaptação funcional para gestores da SEEDF a partir de suas percepções e necessidades formativas. A pesquisa foi de cunho qualitativo e valeu-se de diversos métodos: entrevista semiestruturada, realizada de forma individual com dez (10) gestores e grupo focal com seis (06) gestores. O procedimento de análise das informações foi: análise temática. O estudo pretendeu contribuir tanto com a gestão quanto com o acolhimento ao professor readaptado e sua reintegração ao ambiente democrático nas escolas da SEEDF. Os resultados apontaram que, mesmo com os progressos notáveis nas Políticas Públicas de Qualidade de Vida no Trabalho da SEEDF, carece uma maior divulgação dos programas, projetos e ações em bemestar e saúde mental. Conforme as perspectivas dos participantes do estudo, o bem-estar e a saúde mental estão interligados à qualidade de vida no trabalho, por isso, democratizar o tema e descentralizar as formações torna-se imprescindível. Constatou-se que os gestores possuem lacunas específicas na formação tais como: domínio da legislação para o professor readaptado, gestão de pessoas e mediação de conflitos. Outra demanda identificada foi a implementação de Polos de atendimento nas Coordenações Regionais de Ensino (CREs) voltados para o bem-estar, saúde mental e assistência terapêutica. Ressalta-se que a discussão acerca do tema tratado neste estudo é ampla e não se limita a este estudo específico, sugerese que sejam conduzidas novas pesquisas sobre a temática para que o conhecimento produzido possa ser ampliado e disseminado. |
Abstract: | The subject of the study covered issues of well-being, mental health and functional readaptation in the context of the Federal District State Department of Education (SEEDF) and aimed to develop a case study, with the main objective being to analyze the perception and training needs of SEEDF managers on well-being, mental health and functional readaptation in order to effectively welcome readapted teachers. In addition, we used the bioecological model proposed by Urie Bronfenbrenner (1996) as a theoretical and methodological reference to provide a detailed and contextualized basis for the research. In this scenario, the data obtained from the Transparency Portal of the Federal District Government (GDF) demonstrated the relevance of the study by reporting a significant increase in the number of retrained teachers between 2014 and 2018, which represented approximately 10% of the teaching category. Based on this general objective and as part of the specific objectives, a project was presented on well-being, mental health and functional readaptation for SEEDF managers based on their perceptions and training needs. The research was qualitative in nature and made use of various methods: semistructured interviews, conducted individually with ten (10) managers, and focus groups with six (06) managers.The procedure used to analyze the information was thematic analysis. The study aimed to contribute to both management and the reception of re-adapted teachers and their reintegration into the democratic environment of SEEDF schools. The results showed that, despite the notable progress made in SEEDF's Public Policies on Quality of Life at Work, there is a need for greater dissemination of programs, projects and actions on well-being and mental health. According to the perspectives of the study participants, well-being and mental health are interlinked with quality of life at work, which is why democratizing the subject and decentralizing training is essential. It was found that managers have specific gaps in their training, such as: mastery of the legislation for re-adapted teachers, people management and conflict mediation. Another demand identified was the implementation of care centers in the Regional Education Coordinating Offices (CREs) focused on well-being, mental health and therapeutic assistance. It should be emphasized that the discussion on the subject dealt with in this study is wide-ranging and is not limited to this specific study. It is suggested that further research be conducted on the subject so that the knowledge produced can be expanded and disseminated. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
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