http://repositorio.unb.br/handle/10482/51953
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LeticiaPaixaoFranca_DISSERT.pdf | 531,66 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | (Im)possibilidades de articulação entre a teoria crítica e pós crítica no Currículo em Movimento |
Auteur(s): | Franca, Letícia Paixão |
Orientador(es):: | Costa, Jonatas Maia da |
Assunto:: | Currículo educacional Currículo em Movimento Teorias da educação Educação física Teorias da Educação Física |
Date de publication: | 17-mar-2025 |
Data de defesa:: | 31-oct-2024 |
Référence bibliographique: | FRANCA, LETICIA PAIXAO. (Im)possibilidades de articulação entre a teoria crítica e pós crítica no Currículo em Movimento. 2024. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Résumé: | A presente dissertação tem como objetivo investigar o Currículo em Movimento do Distrito Federal, importante diretriz pedagógica para a educação básica no DF, enfatizando a área da Educação Física, analisando como as teorias críticas e pós-críticas se articulam na prática pedagógica e de que maneira este currículo responde às necessidades da comunidade escolar e da diversidade social. A pesquisa se justifica pela importância de entender como o currículo, desenvolvido ao longo de décadas, se adapta às demandas da sociedade e das diretrizes educacionais nacionais, especialmente considerando a pluralidade e as particularidades locais. O presente trabalho adota a metodologia de abordagem qualitativa, baseada em análise documental, examinando a evolução dos currículos do Distrito Federal entre 1993 e 2021. Apesar dos esforços para integrar diferentes teorias pedagógicas, o Currículo em Movimento ainda enfrenta desafios em sua implementação, especialmente no que se refere à combinação de teorias críticas e pós-críticas, tendo em seus pressupostos a presença de abordagens tradicionais como o tecnicismo e a esportivização ainda presentes. Esses elementos, embora representem a continuidade de práticas estabelecidas, exigem um desenvolvimento contínuo para promover um currículo mais coeso e alinhado com as necessidades atuais. Além disso, o estudo ressalta a importância de envolver a comunidade escolar no processo de construção curricular, garantindo que as vozes dos alunos, professores e demais integrantes da comunidade escolar sejam ouvidos. Por fim, os resultados da presente pesquisa refletem a necessidade de dar continuidade ao processo de revisão e aprimoramento, a fim de criar documentos curriculares que não apenas atendam às exigências legais, mas também reflitam de forma mais precisa as demandas da comunidade local. |
Abstract: | This dissertation aims to investigate the Currículo em Movimento of the Federal District, a significant pedagogical framework for basic education in the DF, with a particular focus on the field of Physical Education. The study examines how critical and post-critical theories are integrated into pedagogical practices and explores how this curriculum addresses the needs of the school community and social diversity. The research is justified by the importance of understanding how the curriculum, developed over decades, has adapted to the evolving demands of society and national educational guidelines, especially when considering local pluralities and specificities. This study adopts a qualitative approach, relying on documentary analysis to examine the evolution of curricula in the Federal District between 1993 and 2021. Despite efforts to integrate various pedagogical theories, the Currículo em Movimento continues to face challenges in its implementation, particularly in terms of blending critical and post-critical theories, while still retaining traditional approaches such as technicism and sportivization. Although these elements represent the continuity of established practices, they highlight the need for ongoing development to create a more cohesive curriculum that is better aligned with contemporary educational needs. Furthermore, the study underscores the importance of involving the school community in the curricular development process, ensuring that the voices of students, teachers, and other members of the school community are adequately represented. Finally, the findings of this research emphasize the necessity of continuing the process of revision and enhancement to produce curricular documents that not only meet legal requirements but also more accurately reflect the needs and demands of the local community. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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