http://repositorio.unb.br/handle/10482/51845
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Titre: | Confecção de dispositivo de ensaio e avaliação da influência da temperatura na fadiga sob fretting de fios de alumínio termorresistente e 6201-T81 |
Autre(s) titre(s): | Manufacturing of a test device and evaluation of the influence of temperature on fatigue under fretting of thermoresistant aluminum wire and 6201-T81 |
Auteur(s): | Garcia, Miguel Angel |
Orientador(es):: | Silva, Cosme Roberto Moreira da |
Assunto:: | Fadiga por fretting Cabos condutores Fios Ligas de alumínio Ligas termorresistente Altas temperaturas |
Date de publication: | 13-mar-2025 |
Data de defesa:: | 7-nov-2024 |
Référence bibliographique: | GARCIA, Miguel Angel. CONFECÇÃO DE DISPOSITIVO DE ENSAIO E AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA FADIGA SOB FRETTING DE FIOS DE ALUMÍNIO TERMORRESISTENTE E 6201-T81. 2024. 199 f. Tese (Doutorado em Ciências Mecânicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Résumé: | O objetivo deste trabalho foi projetar um sistema de aquecimento com uma precisão de ±2°C para atualizar um equipamento existente de fadiga por fretting em fios (GARCIA, 2019). Com este novo dispositivo, uma campanha de testes foi conduzida para investigar o efeito da temperatura na vida em fadiga por fretting em fios de condutores. Uma metodologia para facilitar o controle da temperatura dentro da região de contato foi proposta e os detalhes do teste de fadiga por fretting fio contra fio foram descritos. Neste estudo, foi possível realizar testes de fadiga por fretting em fios de cabos condutores convencionais na temperatura de operação e de emergência experimentada pelo condutor real. Os ensaios de fadiga por fretting foram conduzidos com uma carga cisalhante controlada por deslocamento e independente da carga de fadiga. O dispositivo provou ser capaz de reproduzir um ensaio de fadiga por fretting entre fios de alumínio de condutores aéreos, induzindo marcas de fretting elípticas nas superfícies dos fios e respeitando a condição de regime de escorregamento parcial, ou seja, o princípio de Amontons, mostrando zonas de aderência e escorregamento claramente definidas. Os ensaios de fadiga sob condições de fretting foram realizados em fios de alumínio 6201- T81 retirados de um Condutor de Alumínio Liga (CAL) 900 MCM e em fios de liga de alumínio termorresistente TAL (Thermal Resistant Aluminum Alloy) retirados de um condutor T-CAA Ibis. As temperaturas dos ensaio foram de 25, 75 e 100°C com uma carga normal de 250 N para os fios TAL e 500 N para os fios 6201. As curvas S-N foram obtidas para cada temperatura. Os resultados mostraram uma redução na vida em fadiga dos fios 6201 de 34,8% na temperatura de 75°C e até 43,1% a 100°C. As diferenças das curvas S-N apontaram para uma mudança nas características mecânicas claramente influenciada pelos fatores de temperatura e tempo. Os fios 6201 submetidos ao teste de fadiga por fretting foram examinados com o microscópio eletrônico de varredura (MEV). As avaliações da superfície de falha mostraram características de ruptura devido à fadiga por fretting. As marcas de contato fio-fio geradas pelo dispositivo apresentam, na região de fratura, todas as características encontradas nas camadas internas dos cabos condutores das linhas de transmissão fraturadas em uso por fadiga em condições de fretting, como zona de adesão claramente definida, zonas de escorregamento e presença de óxido de alumínio, onde prevaleceu o regime de escorregamento parcial. Notou-se que as zonas de adesão ficaram maiores nas temperaturas mais altas devido ao amolecimento da liga com a temperatura. As fortes reduções de vida observadas foram associadas ao processo de recuperação no caso da temperatura de 75°C devido às alterações na resistência e ao aumento da ductilidade. Já na temperatura de 100°C, a redução em vida foi relacionada ao processo de recristalização que ocorre com esta liga acima de 90°C. Uma redução da vida em fadiga de 18% foi observada na temperatura de 75°C para os fios termorresistentes. A curva S-N não mostrou influência do tempo, apenas da temperatura, o que pode indicar um melhor comportamento em termos de fadiga por fretting nessa temperatura. Já a 100°C, a curva quase não apresentou alteração na vida em fadiga (um leve aumento de 1,5%) em relação à temperatura ambiente, porém os ensaios nessa temperatura se comportaram de maneira diferente. As análises das marcas de fretting mostraram que a 25 e a 75°C os testes ocorreram todos sob um regime de escorregamento parcial apresentando zonas de adesão bem definidas, embora menores a 75°C. Na temperatura de 100°C, não foram encontradas zonas de adesão, o que evidenciou um regime de escorregamento total. A fadiga por desgaste experimentada pelos fios TAL a 100°C explica o fato que a vida em fadiga não foi alterada. As avaliações da superfície de falha apontaram características similares de ruptura devido à fadiga em todos os níveis de temperatura. Os fios termorresistentes mostraram um comportamento melhor na temperatura de 75°C que os fios convencionais 6201, ou seja, a liga TAL não sofreu processo de recuperação ou de recristalização nessa temperatura. A mudança de regime de fadiga na temperatura de 100°C influenciou a vida em fadiga de forma positiva, porém levantou questionamentos a serem investigados em trabalhos futuros. |
Abstract: | The objective of this work was to design a heating system with an accuracy of ±2°C to upgrade existing wire fretting fatigue equipment (GARCIA, 2019). With this new device, a test campaign was conducted to investigate the effect of temperature on the fretting fatigue life of conductor wires. A methodology to facilitate temperature control within the contact region was proposed and details of the wire-to-wire fretting fatigue test were described. In this study, it was possible to perform fretting fatigue tests on conventional conductor wires at the operating and emergency temperatures experienced by the actual conductor. The fretting fatigue tests were carried out with a shear load controlled by displacement and independent of the fatigue load. The device proved to be capable of reproducing a fretting fatigue test between aluminum wires of overhead conductors, inducing elliptical fretting marks on the wire surfaces and respecting the condition of partial slip regime, that is, the Amontons principle, showing zones clearly defined stick and slip. Fatigue tests under fretting conditions were carried out on aluminum alloy 6201-T81 wires taken from All Aluminum Alloy Conductors (AAAC) 900 MCM and on Thermal Resistant Aluminum Alloy (TAL) wires taken from a Thermal Resistant Aluminum Conductors Steel Reinforced Ibis (T-ACSR). The test temperatures were 25, 75, and 100°C with a normal load of 250 N for the TAL wires and 500 N for the 6201 wires. S-N curves were obtained for each temperature. The results showed a reduction in the fatigue life of 6201 wires of 34.8% at a temperature of 75°C and up to 43.1% at 100°C. The differences in the S-N curves indicated a change in the mechanical characteristics influenced by temperature and time factors. The 6201 wires subjected to the fretting fatigue test were examined with the scanning electron microscope (SEM). Failure surface evaluations showed rupture characteristics due to fretting fatigue. The wire-wire contact marks generated by the device present, in the fracture region, all the characteristics found in the internal layers of the conductors of fractured transmission lines in use due to fatigue in fretting conditions, such as a clearly defined stick and slip zones, and presence of aluminum oxide, where the partial slip regime prevailed. It was noted that the stick zones became larger at higher temperatures due to the softening of the alloy with temperature. The strong reductions in life observed were associated with the recovery process at a temperature of 75°C due to changes in strength and increased ductility. At a temperature of 100°C, the reduction in life was related to the recrystallization process that occurs with this alloy above 90°C. A reduction in fatigue life of 18% was observed at a temperature of 75°C for thermoresistant wires. The S-N curve showed no influence of time, only of temperature, which may indicate better behavior in terms of fretting fatigue at this temperature. At 100°C, the curve showed almost no change in fatigue life (a slight increase of 1.5%) about room temperature, but the tests at this temperature behaved differently. Analysis of the fretting marks showed that at 25 and 75°C the tests all occurred under a partial slip regime presenting well-defined stick zones, although smaller at 75°C. At a temperature of 100°C, no stick zones were found, which demonstrated a total slip regime. The wear fatigue experienced by TAL wires at 100°C explains the fact that the fatigue life was not changed. Failure surface evaluations showed similar fatigue rupture characteristics at all temperature levels. The thermoresistant wires showed better behavior at a temperature of 75°C than the conventional 6201 wires, that is, the TAL alloy did not undergo a recovery or recrystallization process at that temperature. The change in fatigue regime at a temperature of 100°C influenced fatigue life positively, but raised questions to be investigated in future work. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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