Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/41030
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_KrishnaFigueiredoPassos.pdf4,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFragoso, Maria Luiza Pinheiro Guimarães-
dc.contributor.authorPassos, Krishna Figueiredo-
dc.date.accessioned2021-05-26T12:33:07Z-
dc.date.available2021-05-26T12:33:07Z-
dc.date.issued2021-05-26-
dc.date.submitted2020-12-11-
dc.identifier.citationPASSOS, Krishna Figueiredo. Sonificações visuais: criação em Sistemas Circunstanciais Instáveis (SCIs). 2020. 176 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41030-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese, de cunho prático e teórico, emerge de investigações, proposições e experimentações artísticas que partem da premissa: é possível a criação de obras/processo baseadas em conjunturas complexas formadas por interações transitórias, circunstanciais, instáveis e fluidas, compostas por elementos como o som, a luz, a água e o ar. Nesse contexto, criamos o que chamamos de Sistemas Circunstanciais Instáveis (SCI) que são obras/processo, cocriações artísticas fundadas em interdependências de forças que incluem desde propriedades vibratórias, que compõe fenômenos do som, até propriedades da luz, de efeitos óticos e, por vezes, de organismos vivos. Configurações nas quais a tecnologia usada é de baixa complexidade (Pós- digital) e tende a enfatizar elementos naturais. Os SCIs são o centro de nosso método, por meio deles sugerimos tangenciamentos incomuns sobre fenômenos existentes para além da matéria e, principalmente, para além de nossas percepções mais evidentes, eles nos revelaram potentes espaços poéticos para a construção simbólica de saberes e de conhecimentos não cartesianos nem racionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSonificações visuais : criação em Sistemas Circunstanciais Instáveis (SCIs)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordPropriedades vibratóriaspt_BR
dc.subject.keywordArte sonorapt_BR
dc.subject.keywordArte laserpt_BR
dc.subject.keywordArte e tecnologiapt_BR
dc.description.abstract1This thesis, which is both practical and theoretical, describes artistic investigations and experiments that start from the premise : is it possible to create works / processes based on complex conjunctures of transient, circumstantial, unstable and fluid interactions of sound, light, water and air? We created what we call Unstable Circumstantial Systems (SCI) which are works / processes, artistic co-creations founded on interdependencies of forces that range from vibrational properties of sonic phenomena, to light properties, optical effects and even biological properties of living organisms. We use technology which is low complexity (Post-digital) and tends to emphasize natural elements. SCIs are the center of our method, and we use them to suggest unusual tangents to explore existing phenomena beyond matter and, above all, beyond our most evident perceptions. These have revealed powerful poetic spaces for the symbolic construction of knowledge and wisdom that is neither Cartesian nor rational.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/41030/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.