Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/40872
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2020_DanielCastroMontoyaFlores.pdf5,08 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorMendes, Sérgio Nogueira-
dc.contributor.authorFlores, Daniel Castro Montoya-
dc.date.accessioned2021-05-11T02:45:47Z-
dc.date.available2021-05-11T02:45:47Z-
dc.date.issued2021-05-10-
dc.date.submitted2020-12-14-
dc.identifier.citationFLORES, Daniel Castro Montoya. A Barquinha de Mestre Daniel: etnografia da música de uma tradição religiosa ayahuasqueira amazônica. 2020. xii, 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40872-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2020.pt_BR
dc.description.abstractNo ano de 1945 em Rio Branco, capital do estado Acre, o músico maranhense Daniel Pereira de Mattos fundou a doutrina religiosa, popularmente, conhecida como Barquinha. Segundo a tradição, os cânticos que são utilizados nos seus rituais, são recebidos espiritualmente pelos médiuns da Barquinha. Neste trabalho coletamos informações sobre as origens, desenvolvimento e o cotidiano desta tradição cultural, com o objetivo de se produzir uma etnografia da música local, baseada nos pressupostos sugeridos pelo pesquisador Anthony Seeger (2004). O enfoque principal da investigação gira em torno de questões relacionadas à música mediúnica que ali ocorre.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA Barquinha de Mestre Daniel : etnografia da música de uma tradição religiosa ayahuasqueira amazônicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordBarquinha (Religião)pt_BR
dc.subject.keywordAyahuasca (bebida psicoativa)pt_BR
dc.subject.keywordMúsica religiosapt_BR
dc.subject.keywordReligiãopt_BR
dc.subject.keywordEtnografia musicalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In 1945 in Rio Branco, the capital of the state of Acre, Brazil, a musician from the state of Maranhão, Daniel Pereira de Mattos, founded a religious doctrine, popularly known as The Barquinha. According to tradition, the songs that are used in their rituals are received spiritually by the mediums of this spiritual group. In this work we gather information about the origins, development and daily life of this cultural tradition, with the aim of producing an ethnography of local music, based on the assumptions suggested by the researcher Anthony Seeger (2004). The main focus of the investigation revolves around issues related to the occurrence of this tradition’s mediumistic music.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/40872/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.