http://repositorio.unb.br/handle/10482/9995
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2011_GladomirArnold.pdf | 879,68 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Empreendedorismo rural : um estudo sobre a inserção do técnico em agropecuária, egresso do IFRS- Campus Sertão |
Auteur(s): | Arnold, Gladomir |
Orientador(es):: | Bermudez, Luis Afonso |
Assunto:: | Empreendedorismo - extensão rural Ensino profissional Agropecuária |
Date de publication: | 23-fév-2012 |
Data de defesa:: | 11-aoû-2011 |
Référence bibliographique: | ARNOLD, Gladomir. Empreendedorismo rural: um estudo sobre a inserção do técnico em agropecuária, egresso do IFRS- Campus Sertão. 2011. 109 f. Dissertação(Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Résumé: | O objetivo desta pesquisa foi apresentar um estudo sobre a inserção do técnico em agropecuária - egresso do IFRS- Campus Sertão no empreendedorismo rural. Foi utilizado o método de estudo de caso, e os dados da pesquisa foram levantados a partir da aplicação de questionário, entrevista e visita. A pesquisa bibliográfica foi fundamental para dar um embasamento teórico e analisar o conjunto de mudanças que ocorre no setor agropecuário, onde o produtor precisa desenvolver competências empresariais e características empreendedoras. A capacidade de empreender está relacionada às características do indivíduo, aos seus valores, ao modo de pensar e agir. Pode ser considerado empreendedor rural aquele egresso que criou uma empresa agropecuária ou atua nesta área buscando alternativas inovadoras. Observa-se também a importância do meio rural para o Brasil, que contribui para o desenvolvimento econômico e social do país, e que este desenvolvimento passa pela capacitação das pessoas. Neste sentido citamos as políticas públicas que podem representar o desafio a um novo caminhar na produção e democratização do conhecimento. Promover a transição entre a escola e o mundo do trabalho, capacitando jovens e adultos com conhecimento, habilidades gerais e específicas para o exercício de atividades produtivas. Citamos então o plano de expansão da oferta de educação profissional da rede federal, mediante a criação de novas unidades de ensino e a ampliação das existentes. Observa-se, com esta pesquisa, que os egressos estão atuando como empreendedores rurais, inovando e buscando alternativas tecnológicas, gerenciais e organizacionais, com isso buscando contribuir para a permanência do homem no campo e também incentivando um desenvolvimento da agropecuária regional. Foi salientado sobre as dificuldades enfrentadas e a importância em se dar mais ênfase para o assunto no IFRS- Campus Sertão, sendo sugerido que se ofereça a disciplina e cursos de empreendedorismo rural, para despertar o interesse e melhor preparar o aluno. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The aim of this research is to present a study about the inclusion of technical agriculture - egress of IFRS-Campus Sertão - in rural entrepreneurship. We used the method of case study and survey data were gathered from a questionnaire, interview and visit. The literature was essential to give a theoretical basis and review all the changes occurring in the agricultural sector where farmers need to develop enterprise skills and entrepreneurial characteristics. The ability to undertake is related to the characteristics of the individual, its values and way of thinking and acting. Can be considered , entrepreneur rural that egress who created an agricultural company or working in this area seeking innovative alternatives. It was also noted the importance of rural areas in Brazil, which contributes to the economic and social development of the country, and this development is the empowerment of people. In this regard we must mention the public politics that may represent a challenge to a new path in the production and diffusion of knowledge. Promote the transition between school and work, empowering youth and adults with knowledge and general and specific skills performance of productive activities. We quote then the plan of expanding the supply of federal vocational education through the creation of new teaching units and expansion of existing ones. It is observed that with this research, the graduates are serving as rural entrepreneurs, innovating and seeking alternative technological, managerial and organizational issues, thereby contributing to man's stay on the field and also promoting sustainable development. It was noted the difficulties faced and the importance of giving more emphasis to the subject in the IFRS-Campus Sertão, and suggested that the school offers the subject and courses in entrepreneurship rural to development, to arouse interest and better prepare the students. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.