Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9990
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2011_JulianaSartiRoscoe.pdf4,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : A internalização de variáveis ambientais nas análises custo-benefício para projetos rodoviários : utopia ou realidade?
Autor : Roscoe, Juliana Sarti
Orientador(es):: Nogueira, Jorge Madeira
Assunto:: Custo-benefício
Transporte rodoviário
Meio ambiente
Fecha de publicación : 23-feb-2012
Citación : ROSCOE, Juliana Sarti. A internalização de variáveis ambientais nas análises custo-benefício para projetos rodoviários : utopia ou realidade? 2011. 125 f., il. Dissertação(Mestrado em Gestão Econômica do Meio Ambiente)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumen : Apesar de sua importância para o desenvolvimento social e econômico, de suas inegáveis vantagens para a sociedade e a economia como um todo, o setor de transportes, tanto na implantação de sua infraestrutura quanto em sua operação, pode causar externalidades sociais e ambientais diversas. A crescente preocupação em relação às questões socioambientais faz com que a sociedade e o governo busquem caminhos e mecanismos para que a escolha pública conduza no sentido de um desenvolvimento que possa ser considerado sustentável, especialmente no tocante à dicotomia entre infraestrutura e preservação ambiental. A materialização desta preocupação muitas vezes se faz por meio do apelo no sentido de que decisões de investimento sejam fundamentadas e validadas a partir da utilização de ferramentas analíticas, tais como a análise custo-benefício (ACB). Nesse contexto, tendo em vista os embates crescentes acerca da pertinência e oportunidade dos investimentos em infraestrutura, neste trabalho avaliou-se críticamente três estudos de caso aplicados a projetos rodoviários a fim de verificar se os mesmos internalizaram variáveis ambientais de forma efetiva na ACB. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
In spite of its importance for the social and economic development, and its undeniable benefits for society and the economy as a whole, the transportation sector – both in the infrastructure implementation and in its operation – can cause various social and environmental externalities. The growing concern over social and environmental issues impels the society and the government to seek ways and mechanisms for the public choice to lead towards a development that could be considered sustainable, especially in regards to the dichotomy between infrastructure and environmental preservation. This concern is often materialized by way of an appeal for the investment decisions to be grounded on and validated by the use of analytical tools, such as the cost-benefit analysis (CBA). In this context, given the increasing conflicts about the relevance and timeliness os investiment in infrastructure, this paper critically evaluated three cases studies applied to road projects in order to verify that they have internalized environmental variables effectively in the CBA.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2011.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/9990/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.