http://repositorio.unb.br/handle/10482/9924
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2011_JoseReynaldoSallesCarvalho.pdf | 2,01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | “Duas Capitus contemporâneas em teias intersemióticas : uma mostração rizomática da reescritura na pós-modernidade e na cultura remix” |
Authors: | Carvalho, José Reynaldo de Salles |
Orientador(es):: | Gomes, André Luís |
Assunto:: | Literatura moderna Tradução e interpretação Literatura comparada |
Issue Date: | 2-Feb-2012 |
Data de defesa:: | 24-Nov-2011 |
Citation: | CARVALHO, José Reynaldo de Salles. “Duas Capitus contemporâneas em teias intersemióticas : uma mostração rizomática da reescritura na pós-modernidade e na cultura remix”. 2011. 221 f. Tese (Doutorado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Abstract: | Para Michel Maffesoli o mundo, sua retórica e seus feitos não se prestam a uma conclusão, mas sim a uma abertura. Não devem, portanto, constituir objeto de uma demonstração, mas sim de uma mostração. Esta tese segue esse espírito: não intenta demonstrar nada, apenas mostrar. Pretende ser, talvez de forma rudimentar, um texto-rizoma. Rizoma, conceito exposto por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Utilizando essas diretrizes teóricas e metodológicas, a proposta desta tese é examinar o significado da reescritura na contemporaneidade, mais especificamente nos períodos históricos denominados de pós-modernidade e de cultura remix, a partir de duas produções: o romance Enquanto isso em Dom Casmurro, de José Endoença Martins e a minissérie Capitu, dirigida por Luiz Fernando Carvalho. Como esses nossos contemporâneos dialogaram com a obra machadiana Dom Casmurro? ______________________________________________________________________________ ABSTRACT For Michel Maffesoli, the world, its rhetoric and its accomplishments do not lead to a conclusion, but to an opening. They should not, therefore, be the object of a demonstration. Instead, they should endure a presentation. This thesis follows this spirit: it does not intend to demonstrate anything; its intention is merely to present something. It attempts to be, perhaps in a rudimentary manner, a rhizome text. Rhizome being the concept exposed by Gilles Deleuze and Félix Guattari. Using these theoretical and methodological guidelines, this work proposes to verify the meaning of rewriting in contemporaneity, more specifically in the historical periods named postmodernity and remix culture, through the analysis of two works: The novel Enquanto isso em Dom Casmurro, by José Endoença Martins, and the TV miniseries Capitu, directed by Luiz Fernando Carvalho. How did these two contemporaries perform a dialogue with the work by Machado de Assis, Dom Casmur |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, Programa de Pós-Graduação em Literaturas e Práticas Sociais, 2011. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Literatura |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.