http://repositorio.unb.br/handle/10482/9737
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2011_MarcelloFerreira.pdf | 791,02 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Currículos em Licenciatura em Física a Distância : análise de ementas de mecânica geral |
Auteur(s): | Ferreira, Marcello |
Orientador(es):: | Verdeaux, Maria de Fátima da Silva |
Assunto:: | Currículos Ensino a distância Física - estudo e ensino Mecânica |
Date de publication: | 14-déc-2011 |
Data de defesa:: | 17-oct-2011 |
Référence bibliographique: | FERREIRA, Marcello. Currículos em Licenciatura em Física a Distância : análise de ementas de mecânica geral. 2011. 85 f. Dissertação(Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Résumé: | Esta dissertação tem por objetivo discutir a Educação a Distância e as teorias curriculares, bem como propor metodologia de avaliação de ementas de cursos de licenciatura em Física a distância, especificamente na área de Mecânica Geral. A formação superior em Física na modalidade a distância é uma das prioridades educacionais no Brasil, sobretudo se consideradas as questões sociais, econômicas e territoriais. Esta formação deve ser altamente qualificada, o que demanda a permanente avaliação do projeto pedagógico do curso e de seu currículo. Os mecanismos de avaliação devem confrontar indicadores e parâmetros que assegurem à formação do professor de Física os fundamentos teóricos e metodológicos da área do conhecimento do curso, preparando-o para a certificada atuação na educação. Constitui objetivo complementar deste trabalho a indução a pesquisas complementares sobre os temas não suficientemente aprofundados. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This work aims to discuss distance education and curriculum theories, as well as to propose a methodology of syllabuses evaluation in distance degree in Physics, specifically in the area of Mechanics. The distance degree in Physics is one of the education priorities in Brazil, especially when considering the social, economic and territorial issues. This degree must be highly qualified, which requires a constant evaluation of the pedagogical project of the course and its curriculum. Evaluation mechanisms must confront indicators and parameters which ensure the formation of a teacher of physics the theoretical and methodological knowledge in the area of the course, preparing for their acting in education. It is intended to complement this work to induce the further research on topics not yet sufficiently detailed. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2011. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.