Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/9737
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarcelloFerreira.pdf791,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Currículos em Licenciatura em Física a Distância : análise de ementas de mecânica geral
Autor(es): Ferreira, Marcello
Orientador(es): Verdeaux, Maria de Fátima da Silva
Assunto: Currículos
Ensino a distância
Física - estudo e ensino
Mecânica
Data de publicação: 14-Dez-2011
Referência: FERREIRA, Marcello. Currículos em Licenciatura em Física a Distância : análise de ementas de mecânica geral. 2011. 85 f. Dissertação(Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo discutir a Educação a Distância e as teorias curriculares, bem como propor metodologia de avaliação de ementas de cursos de licenciatura em Física a distância, especificamente na área de Mecânica Geral. A formação superior em Física na modalidade a distância é uma das prioridades educacionais no Brasil, sobretudo se consideradas as questões sociais, econômicas e territoriais. Esta formação deve ser altamente qualificada, o que demanda a permanente avaliação do projeto pedagógico do curso e de seu currículo. Os mecanismos de avaliação devem confrontar indicadores e parâmetros que assegurem à formação do professor de Física os fundamentos teóricos e metodológicos da área do conhecimento do curso, preparando-o para a certificada atuação na educação. Constitui objetivo complementar deste trabalho a indução a pesquisas complementares sobre os temas não suficientemente aprofundados. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aims to discuss distance education and curriculum theories, as well as to propose a methodology of syllabuses evaluation in distance degree in Physics, specifically in the area of Mechanics. The distance degree in Physics is one of the education priorities in Brazil, especially when considering the social, economic and territorial issues. This degree must be highly qualified, which requires a constant evaluation of the pedagogical project of the course and its curriculum. Evaluation mechanisms must confront indicators and parameters which ensure the formation of a teacher of physics the theoretical and methodological knowledge in the area of the course, preparing for their acting in education. It is intended to complement this work to induce the further research on topics not yet sufficiently detailed.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2011.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.