http://repositorio.unb.br/handle/10482/9700
Fichier | Description | Taille | Format | |
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2011_VictorMelloBenzi.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Proposta de um modelo de confiança para um sistema de gerenciamento de conteúdo de comércio eletrônico |
Autre(s) titre(s): | A trust model for an e-commerce content management system |
Auteur(s): | Benzi, Victor de Mello |
Orientador(es):: | Sousa Júnior, Rafael Timóteo de |
Assunto:: | Comércio eletrônico Garantia ao consumidor Tecnologia da informação |
Date de publication: | 12-déc-2011 |
Data de defesa:: | 14-mar-2011 |
Référence bibliographique: | BENZI, Victor de Mello. Proposta de um modelo de confiança para um sistema de gerenciamento de conteúdo de comércio eletrônico. 2011. xiii, 68 f., il. Dissertação(Mestrado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Résumé: | A dissertação apresenta um modelo de confiança aplicado ao comércio eletrônico.
Discorre sobre definições de comércio eletrônico, sua evolução e características de
emprego. Discorre também sobre reputação e confiança explicitando alguns tipos e
apresentando modelos de confiança e reputação aplicados em áreas distintas.
Para isso aborda os impactos da confiança no comércio eletrônico, onde estudos recentes
identificam que organizações virtuais com a agregação de sistemas de reputação e
confiança obtêm vantagens em relação às concorrentes. Nesse contexto aborda o
entendimento de que o rumo seguro está vinculado à confiança que contribui para o
alcance dos resultados objetivados pela gestão, desde que seja controlada e medida,
levando a que as lojas adquiram maior eficácia na gestão do negócio.
A implementação do Modelo proposto foi realizada por intermédio de uma loja pronta -
Prestashop, tendo sido elaborado um diagnóstico da situação, empregando requisitos consagrados de confiança associados aos processos pertinentes à sua atividade fim. O Modelo apresenta como um diferencial a possibilidade de contrabalançar a contaminação dos sistemas de reputação por informações falsas ou levianas, ao valorizar os avaliadores
que apresentam maior experiência na interação com a loja. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This lecture presents a trust model applied to electronic commerce. It discourses about electronic commerce definitions, its evolution and utilization characteristics. Also discourses about reputation and trust presenting some kinds as well as trust and reputation models applied to distinct areas. In order to do that, broaches the impacts of trust in electronic commerce, in which recent studies have identified that virtual organizations with added reputation and trust systems get advantages toward their competitors. In that scenario, approaches the understanding that the safe way is bound to trust, which contributes to reaching the administration desired results, as long as it’s controlled and measured, what leads to a higher effectiveness in business management. The implementation of the proposed model has been executed through an e-commerce solution – Prestashop, for which a diagnosis report has been worked out making use of renowned trust requirements associated to processes related to its main activity. The model presents as a differential the possibility to counterbalance reputation systems contamination by false or frivolous information, by appraising evaluators who presents more experience in interacting with the store. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Elétrica (FT ENE) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Engenharia Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2011. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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