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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9662
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Title: Efeitos de um simulador de montaria no controle postural de crianças portadoras de paralisia cerebral
Authors: Borges, Maria Beatriz Silva e
Orientador(es):: Pratesi, Riccardo
Assunto:: Paralisia cerebral - crianças
Postura humana - equilíbrio
Equoterapia
Issue Date: 5-Dec-2011
Citation: BORGES, Maria Beatriz Silva e. Efeitos de um simulador de montaria no controle postural de crianças portadoras de paralisia cerebral. 2011. xi, 85 f., il. Tese(Doutorado em Ciências Médicas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Abstract: Objetivo: Quantificar os efeitos terapêuticos de um simulador de equitação no controle postural sentado de crianças portadoras de diplegia espástica. Métodos: Estudo realizado na Universidade Católica de Brasília, onde quarenta crianças foram aleatoriamente divididas em dois grupos: 20 utilizaram o simulador (GS) e 20 realizaram fisioterapia convencional (GC). Foi efetuado o registro dos deslocamentos máximos na direção ântero-posterior (AP) e médio-lateral (ML) com a criança sentada, utilizando-se o sistema FScan/FMat. Antes e após intervenção as crianças foram classificadas pelo Gross Motor Function Classification System (GMFCS) e, após intervenção, pelo AUQEI (Autoquestionnaire Qualité de vie Enfant Image). Resultados: Melhora estatisticamente significativa dos deslocamentos máximos foi observada após intervenção tanto na direção AP (p<0,0001) quanto na ML (p<0,0069) no grupo GS quando comparado ao grupo GC. Conclusão: O simulador de equitação produziu melhora significativamente maior no controle postural das crianças sentadas, aliada a maior funcionalidade motora e melhor aceitação da intervenção terapêutica. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Purpose: To evaluate the efficacy of horse ridding simulator on the sitting postural control of children with spastic diplegia. Methods: A study conducted at the Universidade Católica de Brasília, where forty children were randomly divided in a group using the simulator (RS) and a group performing conventional physical therapy (CT). FScan/FMat equipment was used to register maximal displacement in antero-posterior (AP) and medio-lateral (ML) directions with children in sitting position. At the pre and post intervention stage both groups were classified according to the Gross Motor Function Classification System (GMFCS) and, after intervention, by the AUQEI questionnaire (Autoquestionnaire Qualité de vie Enfant Image). Results: Comparison between groups disclosed statistically significant pos-intervention improvement both in the AP (p<0,0001) as in the ML (P<0,0069) direction in the RS group. Conclusions: The horse ridding simulator produced significant improvement in the postural control of children in sitting position, additionally showing a higher motor functionality and a better acceptance of the therapeutic intervention.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Medicina (FMD)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências Médicas, 2011.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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