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Título : A paisagem emoldurada : do Éden imaginado à razão do mercado : um estudo sobre os Parques Nacional do Vulcão Poás, na Costa Rica, e do Iguaçu, no Brasil
Autor : Paes, Maria Luiza Nogueira
Orientador(es):: Little, Paul Elliott
Assunto:: Paisagens
Turismo - aspectos sociais
Sociedade de consumo
Fecha de publicación : 23-nov-2011
Citación : PAES, Maria Luiza Nogueira. A paisagem emoldurada: do Éden imaginado à razão do mercado: um estudo sobre os Parques Nacional do Vulcão Poás, na Costa Rica, e do Iguaçu, no Brasil. 2003. 292 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Resumen : Esta tese trata da construção da paisagem, definida em diferentes momentos históricos como objeto da interpretação de uns, da contemplação de outros e, também, como objeto de consumo. Para tanto, a autora analisou parte das mudanças das sociedades européias do século XIII até os dias atuais. A sua conclusão é que a preocupação de grupos sociais, pertencentes a diferentes estratos, para com as perdas das florestas e de elementos da natureza que foram objetos de sua apreciação resultou na classificação de cenários paisagísticos, inexistentes até então. Nesse processo manifestou-se uma tendência a valorizar fragmentos da natureza considerados esteticamente belos, fazendo com que, gradativamente, se transformassem em uma mercadoria sui generis para a contemplação do belo, que nesse caso são as paisagens. Para o estudo comparativo foram selecionadas áreas naturais conservadas possuidoras de atrativos paisagísticos excepcionais: o Parque Nacional Vulcão Poás, na Costa Rica, e o Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil. Da aliança entre o setor público e o empresarial resultou a sua definição como destino do “turismo na natureza”, nacional e internacional. Nesses casos tem-se um exemplo significativo da institucionalização da paisagem como um bem público e de sua transformação em um bem de consumo. Assim desloca-se o foco da atenção da natureza conservada para o comércio turístico da paisagem. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This thesis is about landscape construction, defined in different historical moments as an object of the interpretation of some, the contemplation of others and, also, as an object of consumption. Aiming at such argument, the author analyzed part of the changes that took place in European societies from the 13th century until present days. Her conclusion states that the concern of social groups of different classes with the losses of forests and of natural elements, which she had been observing, resulted in the classification of landscape scenarios, inexistent until that moment. In this process, a tendency to value fragments of nature considered esthetically pleasant, gradually transforming them into unique merchandise for the contemplation of the pleasant, which in this case are the landscapes. For the comparative study, the following natural areas, keepers of exceptional landscape attractions, were chosen: the Vulcão Poás National Park, in Costa Rica, and the Iguaçu National Park, in Brazil. From the alliance between the public and the entrepreneur sectors resulted their definition as destiny of “natural tourism”, nationwide and abroad. In these cases lie a significant example of the landscape establishment as a public asset and its conversion into a consumption asset. Thus, the focus is drawn back from the preserved nature to the tourist commerce of the landscape. _________________________________________________________________________________ RESUMEN
Esta tesis trata sobre la construcción del paisaje, definida en distintos momentos históricos como objeto de interpretación de unos, de contemplación de otros y también como objeto de consumo. De tal forma, la autora analizó parte de los cambios de las sociedades europeas del siglo XIII hasta los días actuales. Concluyó que la preocupación de los grupos sociales de diferentes estratos, frente a las pérdidas de las florestas y de elementos de la naturaleza que fueron objetos de aprecio, resultó en la clasificación de escenarios paisajísticos inexistentes hasta entonces. En ese proceso se reveló una tendencia a valorizar fragmentos de la naturaleza considerados estéticamente bellos, que paulatinamente se transformaron en una mercancía sui generis para la contemplación de lo que se denominaba como tal -bello-, que en este caso serían los paisajes. Para el estudio comparativo fueron elegidas áreas naturales conservadas, poseedoras de atractivos paisajísticos excepcionales: el Parque Nacional Volcán Poás, en Costa Rica y el Parque Nacional do Iguaçu, en Brasil. De la alianza entre el sector público y el empresarial resultó su definición como destino de “turismo en la naturaleza”, nacional e internacional. En tales casos se tiene un ejemplo significativo de la institucionalización del paisaje como un bien público y de su transformación en un bien de consumo. Así, se disloca el foco de atención de la naturaleza conservada para el comercio turístico del paisaje.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Sociologia (ICS SOL)
Descripción : Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, 2003.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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