http://repositorio.unb.br/handle/10482/9599
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2011_DanielMarizTavares.pdf | 7,11 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Método para análise de pólos geradores de viagens utilizando ferramentas de microssimulação |
Autre(s) titre(s): | Method for analysis of trip generators using microscopic simulation tools |
Auteur(s): | Tavares, Daniel Mariz |
Orientador(es):: | Jacques, Maria Alice Prudêncio |
Assunto:: | Engenharia de transportes Transportes - planejamento Transporte rodoviário Segurança de trânsito |
Date de publication: | 18-nov-2011 |
Data de defesa:: | 21-jui-2011 |
Référence bibliographique: | TAVARES, Daniel Mariz. Método para análise de pólos geradores de viagens utilizando ferramentas de microssimulação. 2011. xv, 188 f., il. Dissertação(Mestrado em Transportes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Résumé: | A necessidade de promover a qualidade e a segurança da circulação de veículos e pedestres aponta para a importância de se analisar devidamente o impacto dos pólos geradores de viagens (PGVs) nas vias localizadas na área de influência desses empreendimentos. Neste contexto, este trabalho visa apresentar um método de análise de PGVs que possibilite determinar a área de influência e os principais impactos dos PGVs sobre a fluidez do tráfego por meio de indicadores de desempenho gerados a partir de ferramentas de microssimulação. Os modelos de simulação da operação de tráfego, principalmente os microscópicos, possibilitam avaliar de forma dinâmica as condições do tráfego local para os cenários antes e depois da implantação do empreendimento, além de permitir avaliações sucessivas desses cenários ao longo do tempo, inclusive em ambientes urbanos já consolidados. A pesquisa parte de um aprofundamento teórico quanto aos tipos de indicadores e de metodologias existentes para a avaliação de PGV, além da análise detalhada das ferramentas de análise de tráfego existentes, com foco nos modelos de simulação microscópico. Com base nos resultados da revisão bibliográfica, é proposto um método capaz de identificar os impactos específicos desses tipos de empreendimentos, além de definir a sua área de influência, a partir dos indicadores de desempenho gerados pelos simuladores.
O método foi testado em um estudo de caso em que se avaliou a implantação hipotética de uma instituição de ensino superior na região administrativa do Guará, no Distrito Federal. Essa aplicação demonstrou a eficiência e eficácia do método a partir da análise estatística dos indicadores de desempenho volume de tráfego, velocidade média e densidade, definindo-os como bons parâmetros para a análise do impacto do PGV. O estudo de caso apontou, também, para o fato de que a área de influência de um PGV pode não estar restrita à área legalmente estabelecida pelos municípios e que a influência de um PGV pode ser expandida à pontos isolados do sistema viário que, impactados significativamente pelo empreendimento, tornam-se pontos de gargalo no que tange a fluidez do tráfego em todo o sistema viário em análise. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT It is essential to promote the quality and safety of vehicles and pedestrians circulation. This fact points to the importance of properly analyzing the impact of trip generators (PGVs, in Portuguese) on the roads located in the area under their influence. In this context, this work aims at presenting an analysis method which allows determining the area of influence and the main impacts of PGVs on the traffic flow, using indicators generated by microscopic simulation tools. The simulation models of traffic operation, especially the microscopic ones, enables dynamic evaluation of local traffic conditions both before and after the project implementation, and allows successive reviews of these scenarios over time, even in urban environments already consolidated. The research begins with a theoretical study of the types of indicators and methodologies adopted for the assessment of the PGVs. Then, it proceeds to detailed analysis of the traffic analysis tools, focusing microscopic simulation models. Based on the results of the literature review combined with the performance indicators generated by simulators, the study presents a method that is able to identify the specific impacts of this method, and to determine its area of influence. The method was tested on a case study which assessed the hypothetical implementation of a higher education institution in the administrative region of Guara, in the Federal District. This application demonstrated the efficiency and effectiveness of the method through the statistical analysis of performance indicators for traffic volume, average speed and density, defining them as good parameters for the analysis of the impact of the PGV. The case study also pointed to the fact that the area of influence of a PGV may not be restricted to that legally established by the municipalities, and that the influence of a PGV can expand to isolated points of the road system that, impacted significantly by the new venture, become points of bottleneck in the traffic flow throughout the road system in analysis. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Transportes, 2011. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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