http://repositorio.unb.br/handle/10482/9569
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_JossivaldoCarvalhoPacheco.pdf | 6,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Concepções norteadoras do trabalho dos tutores online que atuam no Programa Escola Técnica Aberta do Brasil junto ao Colégio Agrícola de Floriano da Universidade Federal do Piauí - CAF/UFPI |
Autor(es): | Pacheco, Jossivaldo de Carvalho |
Orientador(es): | Santos, Gilberto Lacerda |
Assunto: | Ensino a distância Ensino técnico |
Data de publicação: | 4-Nov-2011 |
Data de defesa: | 30-Mar-2011 |
Referência: | PACHECO, Jossivaldo de Carvalho. Concepções norteadoras do trabalho dos tutores online que atuam no Programa Escola Técnica Aberta do Brasil junto ao Colégio Agrícola de Floriano da Universidade Federal do Piauí - CAF/UFP. 2011. 85 f., il. Dissertação(Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O objeto do presente estudo compreende as concepções dos tutores online do Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil – e-Tec Brasil no Piauí no CAF/UFPI sobre educação profissional na modalidade a distância, tendo por objetivos delinear o perfil dos tutores online que atuam no programa e-Tec Brasil no CAF/UFPI; identificar qual a visão da ação docente dos tutores online que atuam no programa e-Tec Brasil no CAF/UFPI; analisar a visão dos tutores sobre as implicações do ensino técnico na modalidade a distância. Assim, do ponto de vista teórico, o estudo foi desenvolvido a partir das reflexões de autores que discutem a virtualização do ensino, como Lacerda Santos e Andrade (2010), Kenski (2008), Moran (2000), Farias (2000), entre outros. Do ponto de vista metodológico, trata-se de pesquisa qualitativa, permitindo a compreensão do real a partir da aproximação do investigador com o contexto do problema
pesquisado. Para tanto, o contexto empírico desta investigação ocorreu no CAF/UFPI, tendo
os tutores online como sujeitos da pesquisa. Para a coleta dos dados, utilizou-se a aplicaçãodo questionário online a um número de dez tutores. A análise e a interpretação dos dados desenvolveram-se a partir de duas categorias (a ação docente do tutor online e o ensino técnico a distância), cada uma delas contemplando subcategorias de análises. Em linhas gerais, o estudo permitiu concluir que a atuação docente do tutor figura como mediador do processo ensino-aprendizagem; o ensino técnico a distância promove a inclusão social; a
atuação do tutor promove a inserção ou a melhor qualificação dos alunos no mercado de
trabalho. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The object of this study includes the views of online tutors from e-Tec Brazil educational program in the Brazilian state of Piauí. This program concern professional education in a distance modality, having as objectives: to delineate the profile of online tutors who work in it; to identify what is the teacher action vision upon online tutors who work in the program; to analyse the tutors vision about the implications of the technical teaching on the distance modality. Thus, from a theoretical viewpoint, the study was developed from the reflections of authors who discuss the virtualization of teaching as Lacerda Santos and Andrade (2010), Kenski (2008), Moran (2000), Farias (2000), among others. From the methodological point of view, we applied a qualitative research strategy and used a online questionnaire. The analysis and interpretation of data were developed from two categories (the action teacher of online tutors and technical education at a distance), each comprising subcategories of analysis. In general, the study concluded that: the role of the tutor figures as a mediator of the teaching and learning; the technical education in distance promotes social inclusion; the role of tutor promotes the inclusion or better qualify the students in the labor market. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.