http://repositorio.unb.br/handle/10482/9492
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Título : | Os desafios da formação continuada de docentes para atuação na educação profissional articulada à educação de jovens e adultos |
Otros títulos : | The challenges of continuing education of teachers for work with professional education linked to youth and adult education |
Autor : | Bonfim, Cristiane Jorge de Lima |
Orientador(es):: | Borges, Lívia Freitas Fonseca |
Assunto:: | Professores - formação Ensino profissional Educação de jovens e adultos |
Fecha de publicación : | 19-oct-2011 |
Data de defesa:: | 15-jul-2011 |
Citación : | BONFIM, Cristiane Jorge de Lima. Os desafios da formação continuada de docentes para atuação na educação profissional articulada à educação de jovens e adultos. 2011. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumen : | O objetivo geral da pesquisa é identificar e analisar os desafios da formação continuada de docentes em nível de Especialização para a atuação na educação profissional articulada à educação de jovens e adultos para a integração dessas duas modalidades da educação básica de nível médio. A partir do objetivo geral desdobramos os objetivos específicos: Identificar e analisar quais motivações levam professores com formação inicial em cursos de licenciatura e em cursos de bacharelado a cursarem a formação continuada para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA; Analisaras especificidades do currículo da formação continuada para o PROEJA e se estas contribuem à integração da educação de jovens e adultos e da educação profissional no contexto da educação básica; Analisar as convergências e divergências entre o currículo da formação continuada para o PROEJA e sua relação com os contextos da Educação de Jovens e Adultos e da educação profissional que permite ou dificulta aliar teoria e prática aos egressos da formação docente e, analisar a relação entre a formação dos professores formadores da Especialização e os contextos escolares da Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos. Os interlocutores da pesquisa foram professores cursistas egressos da formação, professores formadores, coordenador geral do PROEJA todos vinculados ao Campus Curitiba/UTFPR e da Coordenação Nacional do PROEJA na SETEC/MEC em Brasília. A abordagem metodológica foi predominantemente qualitativa, que atendeu ao estudo de caso, viabilizado pelo uso dos instrumentos de levantamento de dados: entrevista semi-estruturada, questionários preenchidos em formulário virtual1 e análise documental. A pesquisa se pautou em três eixos No eixo sobre a Formação Inicial e Continuada de Professores utilizamos:Imbernón (2009a, 2009b, 2010), Moura (2006a, 2006b.), Borges (2010), Moreira (1990),Gatti (2007,2008), Tanuri (2000), Tardif (2008), Veiga (2007, 1998, 2009). No eixo sobre o Currículo da formação Continuada de professores para o PROEJA buscamos à luz de Gimeno Sacristán (2000), SANTOMÉ (1998), Bernstein (1977), Borges (2010) e Goodson(2008), Silva (2009). O último Eixo aborda o PROEJA no contexto da Educação Básica de Nível Médio e da Educação Profissional, assim buscamos: Freire (1996), Haddad(2000), Paiva (2003), Paiva (2009), Manfred (2002), Arroyo (2008), Ramos (2005) e Ciavatta (2005) . Os resultados da pesquisa apontaram para a necessidade de se fazer ajustes curriculares com inserção de conteúdos e práticas pedagógicas para a Educação de Jovens e Adultos, e formas de concretização do currículo integrado em salas de aula do programa, e ainda, a aproximação dos professores formadores aos contextos do PROEJA, a fim de possibilitar a integração entre teoria e prática Cursos da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos no Contexto da Educação Básica de Nível Médio. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT The main objective of this research is to identify and analyze the challenges of the teacher’s continuing education on post-graduated level in order to act in the professional education articulated to youth and adult education to join these two categories of the basic education on medium level. From the main objective, we came with the specific objectives: to identify and to analyze which are the motivations that lead teachers, who has graduation, to attend to the continuing education to the National Program of Professional Education Integration to Basic Education on the category of Youth and Adult Education – PROEJA; to analyze the continuing education to the PROEJA curriculum’s particularities and if these characteristics contribute to the Youth and Adult Education Integration to Professional Education in the Basic Education context; to analyze the convergences and divergences between the continuing education curriculum to the PROEJA and its relation with the Professional Education and Youth and Adult Education’s contexts, that allow or difficult to ally theory and practice to the discharged of the teachers’ training course and to analyze the relation between the teachers’ training trainers of the post-graduation and the school contexts of the Professional Education and Youth and Adult Education. The research interlocutors were discharged teachers from the training, trainer teachers, the General Coordinator of PROEJA and all located to the Curitiba/UTFPR Campus and the National Coordinator of PROEJA in the SETEC/MEC in Brasilia. The methodological approach was manly qualitative with case study and data analysis: semi-structured interviews, questionnaires filled on a virtual platform and documental analysis. The research has three lines: In the Teachers’ Initial and continuing Formation, we used Imbernón (2009a, 2009b, 2010), Moura (2006a, 2006b), Borges(2010), Moreira (1990), Gatti (2007, 2008), Tanuri (2000), Tardif (2008), Veiga (2007,1998, 2009). In the curriculum of teachers’ continuing education to PROEJA line, wesearched at Gimeno Sacristán (2000), Santomé (1998), Bernstein (1977), Borges (2010)e Goodson (2008), Silva (2009). The last line guide us to PROEJA in the context of Basic Education on medium level and Professional Education, then, we used: Freire (1996),Haddad (2000), Paiva (2003, 2009), Manfred (2002), Arroyo (2008), Ramos (2005) e Ciavatta (2005). The research’s results pointed to the need to adjust the curriculum withcontent insertion of the content and pedagogical practices to the Youth and Adult Education and to find ways of achieving of this integrated curriculum in the program classes, besides, the trainers’ access to the PROEJA contexts in order to make possible the integration between theory and practice in the Professional Education courses to the Youth and Adult Education in the context of basic education on medium level. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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