Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9410
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_TaigoLourencoMeireles.pdf3,29 MBAdobe PDFView/Open
Title: Pintura e imagens técnicas : um olhar contaminado e convertido
Authors: Meireles, Taigo
Orientador(es):: Alvim, Pedro de Andrade
Assunto:: Pintura
Fotografia
Percepção visual
Imagem
Issue Date: 10-Oct-2011
Citation: MEIRELES, Taigo. Pintura e imagens técnicas : um olhar contaminado e convertido. 2011. 107 f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Abstract: A pintura e a fotografia desenvolveram-se entrelaçadamente durante todo o último século, contaminando-se mutuamente. Na pós-modernidade a fotografia dominou as mídias, exercendo papel fundamental para a formação das bases estéticas da pintura, transformando a percepção do pintor contemporâneo e oferecendo um novo modelo para a representação. As imagens técnicas estão por toda parte, porém a atitude pictórica assimilou a lógica representacional dessas imagens, associando-as a seu processo criativo. A combinação entre imagens técnicas e pintura gerou questionamentos quanto ao estatuto da imagem, à verdade fotográfica e à morte da pintura: que mídia realmente contaminou a outra? Abordaremos, também, a diluição das fronteiras construídas pela crítica de arte a fim de isolar os campos de atuação da pintura e das outras mídias derivadas da fotografia. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Painting and photography developed over the past century by continuously intertwining with each other. Photography has dominated all media throughout post-modernity, playing a fundamental role on the development of the aesthetic basis of painting, consequently transforming the perception of the contemporary painter. It has, thus, offered a new model of representation. Technical images have imposed their importance all around, although the pictorial attitude assimilated the representational logic of these images, associating them to their creative processes. The combination between technical images and painting created several questions in regards to the realm of the image, the photographic truth and the death of painting: which media really contaminated the other? Furthermore, the dissipation of the frontiers constructed by art criticism with the goal to isolate the field of painting and other medias derived from photography, will be discussed.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2011.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/9410/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.