Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/9392
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2011_MariadoSocorroAguiarPontes.pdf931,03 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Uma confluência de cinema e poesia em filme de amor de Julio Bressane
Auteur(s): Pontes, Maria do Socorro Aguiar
Orientador(es):: Lima, Rogério da Silva
Assunto:: Literatura
Cinema - enredos, temas etc.
Julio Bressane
Cinema - produção e direção
Date de publication: 4-oct-2011
Référence bibliographique: PONTES, Maria do Socorro Aguiar. Uma confluência de cinema e poesia em filme de amor de Julio Bressane. 2011. 108 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Résumé: A presente dissertação trata de como o cinematográfico e também o não-cinematográfico convergem para a poeticidade da obra em análise. No primeiro capítulo, procuro trazer à baila os conceitos atinentes à linguagem cinematográfica; no segundo, estabeleço uma definição do cinema de poesia a partir de teóricos como Pier Paolo Pasolini e Luis Buñuel e, por fim, faço uma análise interpretativa de Filme de amor de Julio Bressane, à luz das teorias trabalhadas nos dois primeiros capítulos e também de três obras de Gaston Bachelard, quais sejam, Aágua e os sonhos, A poética do espaço e A poética do devaneio. Teço uma argumentação demonstrando em que medida Filme de amor se aproxima e se dista do conceito de cinema poético, de modo que a obra em análise acaba por ampliar e conferir novos matizes a este. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation deals with the way the cinematographic and also the non-cinematographic converge to the poetics of the movie called Filme de amor (2003) by Julio Bressane. In the first chapter, I try to show the concepts related to cinematographic language; in the second chapter, I establish a definition of poetic cinema regarding theorists such as Pier PaoloPasolini, Luis Buñuel; and, finally, in the third chapter, I make an interpretative analysis of Filme de amor. To do so, I, also, take for granted three works by Gaston Bachelard, namelyWater and Dreams, The poetics of space and The poetics of the reverie. I pose an argument demonstrating that Filme de amor is close to the concept of poetic cinema, so that Bressane’s work gives new nuances to this concept.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Teoria Literária e Literatura, 2011.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/9392/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.