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Título: Utilização de espaços não formais de educação como estratégia para a promoção de aprendizagens significativas sobre evolução biológica
Autor(es): Oliveira, Roni Ivan Rocha de
Orientador(es): Gastal, Maria Luiza de Araújo
Assunto: Evolução (Biologia)
Aprendizagem
Estudantes
Data de publicação: 28-Set-2011
Referência: OLIVEIRA,Roni Ivan Rocha de. Utilização de espaços não formais de educação como estratégia para a promoção de aprendizagens significativas sobre evolução biológica. 2011. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasilia 2011.
Resumo: A evolução biológica é um tema de grande relevância para a biologia por estar relacionado ao conteúdo das diferentes áreas das ciências biológicas. Apesar desta importância, o tema evolução é mal compreendido ou assimilado de forma equivocada em muitos de seus conceitos. O uso de espaços não formais como estratégia de ensino é indicado como uma forma de diversificação da prática escolar e como meio para promover a aprendizagem nestes ambientes. Considerando estas questões, este trabalho teve como objetivo central investigar a possibilidade de utilização de espaços não formais como estratégia para o ensino de evolução. Para isso, esta pesquisa foi realizada com a aplicação de um questionário e com a investigação em um curso de extensão universitária, ambos voltados para professores em formação inicial que eram estudantes dos dois últimos semestres do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O curso, assim como a pesquisa, teve como referência a teoria da Aprendizagem Significativa proposta por Ausubel e seus colaboradores (1980). Os resultados permitiram constatar que os espaços não formais não foram empregados para o ensino de evolução durante a formação inicial destes professores e que estes futuros profissionais não estavam seguros para abordar o tema utilizando-se desta estratégia sob o enfoque da teoria da aprendizagem significativa. Observou-se que os professores em formação inicial expressaram grande interesse na proposta de aliar o ensino de evolução à prática de campo realizada em espaços não formais. Além disso, verificou-se que o tema evolução é passível de ser ensinado em ambientes não formais na perspectiva da aprendizagem significativa, mas que este tipo de atividade requer alguns cuidados, por parte do professor, como a atenção ao arcabouço teórico dos estudantes e o conhecimento prévio das características do ambiente a ser utilizado para esta prática. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Biological evolution is a topic of great relevance to the biology. It is related to the content of the various areas of science biological. Despite this importance, the theme of evolution is poorly understood or assimilated in error in many of its concepts. The use of education non-formal space as strategy for teaching is indicated as a way diversification of school practice and as a means to promote learning in these environments. Considering these issues, this study had an important demonstrating that it is possible to use the non-formal space as a strategy for teaching evolution. For this, this research was performed by administering a questionnaire and the research in a university extension course, both facing teachers in basic formation who were students of the last two semesters of the Bachelor's Degree in Biological Sciences. The course, thus as research, reference was to the theory of learning Significant proposed by Ausubel and colleagues (1980). The Results showed that non-formal space were not used to the teaching of evolution during the initial training of teachers and these future professionals were not safe to approach the subject using this strategy under the approach to learning theory significant. It was observed that teachers in training expressed great interest in the proposal to combine the teaching of evolution to practice of fieldwork in non-formal. However, the topic is open to be taught in non- formal view of the significant learning, but that this type activity requires some care, by the teacher, as attention to the theoretical framework of prior knowledge of students and environmental characteristics to be used for this practice.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física/Instituto de Química/ Instituto de Ciências Biológicas, 2011.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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