Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9316
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_AurelicedaSilvaVasconcelos.pdf3,52 MBAdobe PDFView/Open
Title: Ecobrinquedoteca na educação infantil : uma proposta de ação pedagógica em educação ambiental
Authors: Vasconcelos, Aurelice da Silva
Orientador(es):: Pato, Claudia Márcia Lyra
Assunto:: Educação ambiental
Brinquedos educativos
Educação de crianças
Issue Date: 28-Sep-2011
Citation: VASCONCELOS, Aurelice da Silva. Ecobrinquedoteca na educação infantil : uma proposta de ação pedagógica em educação ambiental. 2010. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Abstract: O presente trabalho compartilha experiências sobre o processo e os resultados da constituição de uma ecobrinquedoteca de forma vivencial na educação infantil, a partir de uma ecoformação dos docentes. A ecobrinquedoteca pode ser entendida como um espaço lúdico de ensino e aprendizagem, onde o fazer pedagógico se dá por meio de atitudes e comportamentos ecológicos em prol da melhoria do meio ambiente, baseado nos princípios da ecopedagogia. A proposta pretendeu dar oportunidade aos educadores e servidores de uma escola pública de educação infantil, localizada no Distrito Federal, de vivenciar atividades que possibilitassem o reaproveitamento dos resíduos sólidos que são descartados no ambiente escolar. Nessa proposta os materiais foram reutilizados para criar materiais pedagógicos, jogos, brinquedos e brincadeiras, de forma a abordar a questão da sustentabilidade no seu significado abrangente, inserindo noções de educação ambiental no contexto escolar. A metodologia utilizada para criação da ecobrinquedoteca foi construída a partir de oficinas vivenciais, que buscaram sensibilizar os educadores do Jardim de Infância sobre a importância, os desafios e a necessidade desse espaço lúdico para abordagem dos temas ambientais e como contribuição para a ecoformação. A etnopesquisa foi utilizada como análise interpretativa das vivências, das discussões coletivas e das produções de relatos pessoais. Como resultado da pesquisa, observou-se que os educadores foram transformando o cotidiano escolar e o seu dia a dia, incorporando práticas voltadas para aprendizagens vivenciais e significativas, reduzindo o consumismo e produzindo materiais pedagógicos e brinquedos, utilizando o reaproveitamento de materiais descartados, principalmente no ambiente escolar, de forma mais lúdica e criativa. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work shares experiences on the process and results of the establishment of an ecological form of experiential toy in early childhood education, from an ecological training of teachers. The ecological toy can be understood as a play area for teaching and learning where to teaching is through the attitudes and behavior towards environmental improvement of the environment based on principles of ecology teaching. The proposal sought to give an opportunity for educators and public servants at a public school for kindergarten, located in the Federal District, to experience activities that would enable the reuse of solid waste that are discarded in the school environment. In this proposal, the materials were reused to create teaching materials, games, toys and games in order to address the issue of sustainability in its broader meaning, inserting concepts of environmental education in the school context. The methodology used for creating the ecology toy was constructed from experiential workshops, which sought to raise awareness among educators of kindergarten on the importance, challenges and necessity of a playful approach to environmental issues and as a contribution to ecological education. Ethnology research was used as an interpretative analysis of the experiences, the collective discussion and production of personal accounts. As a result of the research observed that educators are transforming the school routine and their day-to-day practices for incorporating experiential learning and significant, reducing consumption and producing educational materials and toys, using the reuse of discarded materials, especially in school environment, more entertaining and creative.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Mestrado (dissertação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2010.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/9316/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.