Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/9279
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_GabrielAntunes.pdf435,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A escrita errante de Samuel Rawet
Autor(es): Antunes, Gabriel
Orientador(es): Dalcastagnè, Regina
Assunto: Rawet, Samuel, 1929-1984 - crítica e interpretação
Literatura brasileira
Contos brasileiros
Data de publicação: 23-Set-2011
Referência: ANTUNES, Gabriel. A escrita errante de Samuel Rawet. 2011. 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Essa dissertação investiga a escrita errante de Samuel Rawet em três contos e duas novelas nos quais procura-se os motivos e principais temas para o desenvolvimento de seu projeto literário. Para isso, é de extrema importância desenvolver as questões periféricas que cercam o estudo crítico que se realiza sobre o autor, incluindo aí uma reflexão sobre o silêncio que envolve seu texto literário a partir de personagens no extremo do conflito e que por isso deforma a própria estrutura dos textos, criando espaços em branco, permitindo que certa mudez invada a literatura. É proposta uma comparação de tal silêncio com o apresentado por Primo Levi em suas obras de testemunho sobre os campos de concentração. Em segundo lugar uma análise acerca da importância dada por Rawet ao sentimento de ódio em toda sua obra, como um guia e arma daqueles que, em sua solidão, necessitam enfrentar situações radicais em suas caminhadas noturnas. O ódio aparece como principal afeto da obra rawetiana. Contudo, é dada, também, prioridade aos textos teóricos e entrevistas do autor, tendência que já existe, a tempos, entre os críticos. Por fim, uma análise das metamorfoses híbridas da personagem Ahasverus, o judeu errante, suas relações com um corpo em perpétuo desequilíbrio e suas relações profanas e sagradas com uma ideia de Deus. _______________________________________________________________________________ RESUMÉ
Cette dissertation étudie l'écriture errante de Samuel Rawet. On se sert pour cela de trois contes et deux nouvelles dans lesquels on a cherché les raisons et les principaux sujets pour un tel projet littéraire. En effet, c'est d'une importance très grande le développement des questions péripherique pour les études critiques faits à présent sur l'auteur, à savoir: une réflexion sur le silence qui enveloppe son texte littéraire, à partir des personnages poussés à des conflits extrême, et que pour cette raison-là déforment l'estructure même du texte, en créant ainsi des espaces vides, ce qui permet l'invasion d'une mutité dans la littérature. On a proposé une comparaison de ce silence avec celui présenté par Primo Lévi dans ses oeuvres de témoignages de survivants de camps de concentration. Ensuite, on a fait l'analyse de l'importance accordée par Rawet au sentiment de haine à travers de son oeuvre. Cette haine est comme un guide ou une arme pour ceux qui, dans sa solitude, ont besoin de faire face à des situations extrêmes dans leurs promenades nocturnes. La haine apparaît ainsi comme le pricipal affect dans l'oeuvre de Samuel Rawet. On a donné, aussi, beaucoup d'importance aux travaux théoriques et aux interviews données par l'auteur, tendence, d'ailleurs, déjà suivit par les critiques. À la fin, on a fait l'analyse des métamorphoses hybrides du personage Ahasvérus, le juif errant, ses rapports avec un corps en perpétuel déséquilibre et sa relation sacrée et profane avec l'idée de Dieu.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2011.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.