http://repositorio.unb.br/handle/10482/9245
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_TextoConstrucaoIdentidade.pdf | 57,45 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | O texto e a construção da identidade |
Auteur(s): | Vieira, Josênia Antunes Machado, Veruska Ribeiro |
Assunto:: | Educação de jovens e adultos Educação de jovens e adultos - letramento Comunidade Identidade social |
Date de publication: | 1996 |
Référence bibliographique: | VIEIRA, Josênia Antunes; MACHADO, Veruska Ribeiro. O texto e a construção da identidade. Cadernos de Linguagem e Sociedade, Brasília, v. 2, n. 1, 1996. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/les/article/view/1317/972>. Acesso em: 24 ago. 2011. |
Résumé: | Trata de textos produzidos durante um curso de letramento para adultos promovido pelo Centro de Desenvolvimento e Cultura do Paranoá. Discute as manifestações sociais de letramento refletidas nos textos produzidos pelo grupo de alunos da comunidade do Paranoá (cidade satélite de Brasília- DF), bem como o comprometimento político do grupo, o acesso à vida comunitária, às instituições, e ao poder. Mostra, portanto, a construção da identidade social e política no grupo. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper is about texts produced in an adult literacy course promoted by the Paranoá Community Centre (see Magalhães, in this number). The paper discusses literacy social practices and events in this community, as well as the political commitment of the group, the access to community life, to institutions and power. Thus, the texts show the construction of social and political identity in the group. |
Licença:: | Cadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported. Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/les/index. Acesso em: 18 abr. 2012. |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Ce document est autorisé sous une licence de type Licence Creative Commons