Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/9203
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2011_ValerioBrusamolin.pdf2,6 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: A inserção do discurso narrativo no ciclo informacional e seu impacto na aprendizagem organizacional
Auteur(s): Brusamolin, Valério
Orientador(es):: Suaiden, Emir José
Assunto:: Gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
Administração de projetos
Análise do discurso narrativo
Date de publication: 2-sep-2011
Référence bibliographique: BRUSAMOLIN, Valério. A inserção do discurso narrativo no ciclo informacional e seu impacto na aprendizagem organizacional. 2011. 312 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Résumé: A presente pesquisa investiga o impacto que a inserção dos discursos narrativos no ciclo informacional proporciona na cultura de aprendizagem de uma organização. São identificados os usos de narrativas na gestão de projetos mediante pesquisa bibliográfica, que também apresenta os principais construtos da pesquisa. Verifica-se que a narrativa é uma prática de gestão do conhecimento utilizada com frequência no ambiente organizacional pelos gerentes, e também um tipo de discurso que pode ser analisado para a identificação de ideologias e estrutura de poder presentes na organização. Entretanto perdem-se valiosas oportunidades de aprendizado devido à ausência de registro das narrativas ou discursos narrativos, deixando de atender às necessidades de informação de histórias dos gerentes, lacuna que a proposta de pesquisa explorou mediante o experimento de um processo de gestão informacional para discursos, realizado no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia- IBICT. Conclui-se que as variações observadas nos aspectos de cultura de aprendizagem foram suficientes para validar, com o teste de postos com sinais de Wilcoxon, a hipótese da pesquisa, de que a inserção das narrativas no ciclo informacional de uma organização favorece o aprendizado organizacional. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research investigates the impact that the insertion of the narrative speeches in the information cycle causes to the learning culture of an organization. There are identified the uses of narratives in the project management by a bibliographical research, which also presents the main constructs of the research. It shows that narrative is a practice of knowledge management used frequently in the organizational environment by managers. Narrative is also a speech type that can be analyzed in order to identify the ideologies and power structure present in the organization. However, organizations usually lose valuable learning opportunities due to the lack of narratives or narrative speeches registration, what impedes to satisfy the managers information needs in histories, a gap that this research proposal intends to explore by the experiment of a process for speeches information management, realized at the Brazilian Institute of Information in Science and Technology – IBICT. It concludes that the observed variations at learning culture aspects were enough to validate, applying the Wilcoxon signed rank-test, the research hypothesis, that the insertion of narratives in the information cycle of an organization promotes organizational learning.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Description: Tese (Doutorado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, 2011.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/9203/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.