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Título : O perfil étnico-racial dos(as) ingressantes de 2009 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará : uma contribuição para a análise, proposição e implementação de medidas de açoes afirmativas
Autor : Duarte, Sonia Regina Silva
Orientador(es):: Cavalleiro, Eliane dos Santos
Assunto:: Etnologia - ensino superior - Pará (PA)
Democratização da educação - programas de ação afirmativa
Identidade social - negros - identidade racial
Negros - educação
Fecha de publicación : 25-jul-2011
Citación : DUARTE, Sonia Regina Silva; CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. O perfil étnico-racial dos(as) ingressantes de 2009 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará: uma contribuição para a análise, proposição e implementação de medidas de açoes afirmativas. 2010. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumen : Análise do perfil sócio-étnico-racial dos discentes ingressos nos cursos superiores do IFPA, em 2009, a fim de contribuir para discussões sobre a implementação de medidas de ações afirmativas que garantam e ampliem o acesso e permanência de negros(as) no IFPA. Os dados da pesquisa indicaram que a maioria dos alunos se autodeclarou negra (pretos + pardos), mas o que chamou a atenção foi a elevada concentração de alunos pardos e o distanciamento do percentual destes dos demais segmentos raciais, principalmente do segmento dos pretos. Identificou-se a existência de um elemento complicador para a análise: "pardo" e "preto" pertencem à mesma categoria denominada pelo movimento negro como "negro". Nessa direção, os negros são maioria no IFPA, opondo-se à minha percepção inicial de que os brancos estariam mais presentes no Ensino Superior desta instituição. Constatou-se a desvantagem dos pretos em relação aos brancos e também a influência de variáveis como cor, sexo, renda familiar, escolaridade dos pais e tipo de escola onde se estudou a Educação Básica na determinação do acesso dos alunos aos cursos mais concorridos. Poder-se-á sugerir ao IFPA a formulação de atividades e programas que estimulem o acesso (investimento em cursos pré-vestibulares, por exemplo) e que deem conta da permanência dos estudantes nos cursos (adoção de reforço escolar e/ou bolsa-auxílio para que o aluno goze de condições satisfatórias para concluir adequadamente seu curso), tendo em vista que muitos deles trabalham e/ou têm famílias cuja renda salarial é inferior a três salários mínimos, condição essa mais recorrente entre os alunos negros. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study sought to understand and analyze the social and ethno-racial and students in higher educational institutions tickets the IFPA in 2009 in order to contribute to discussions on the implementation of affirmative action measures in Institution. It initial assumption was the hypothesis that the higher education of the IFPA (black + brown) were underrepresented. The questionnaires was based on the identification of individuals according to color the IBGE and the self-declaration, before it obtained the information from the IFPA blacks are not the minority. However, there was the disadvantage of blacks relative to whites. This distance is greater considering only the blacks. It was also noted that access to family background and schools of origin are significant in determining access to most popular courses. Derived hence the need to suggest to the IFPA designing activities and programs promoting access and tracking the stay, keeping in mind that there are students who work and / or whose families have incomes pay less than three minimum wages and that this condition is more common among black students. It is suggested as the adoption of remedial classes and / or scholarship aid. It is also necessary that the IFPA continue investing in preuniversity course because it also helps to improve the access of vulnerable groups to disadvantages.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Mestrado (dissertação)- Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2010.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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