Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9120
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_SilmarRosadaSilvaMoreira.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Análise de reações de professores face à introdução do computador na educação : o caso do projeto - UCA - um computador por aluno no colégio Estadula Dom Alano Marie Du'Noday (TO)
Autor(es): Moreira, Silma Rosa da Silva
Orientador(es): Santos, Gilberto Lacerda
Assunto: Informática - educação
Prática de ensino
Projetos - educação
Data de publicação: 25-Jul-2011
Referência: MOREIRA, Silma Rosa da Silva. Análise de reações de professores face à introdução do computador na educação: o caso do projeto - UCA - um computador por aluno no colégio Estadula Dom Alano Marie Du'Noday (TO). 2010. x, 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar reações de professores face à Introdução do computador na Educação: o caso do Projeto UCA - Um Computador por Aluno implantado no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du' Noday em Palmas - TO. Como referencial teórico pautamos em estudos e pesquisas relacionados aos processos de adoção de uma Inovação Educativa. Para tanto, destacamos aspectos conceituais e práticos referentes às concepções de Inovação; Inovação Educativa; Informática Educativa e o Projeto UCA. Buscamos identificar e analisar reações de professores a partir da implantação do projeto UCA, com a possibilidade de uso do computador na sala de aula, como ferramenta pedagógica no paradigma Um para Um. Para realização desta pesquisa adotamos como metodologia a abordagem qualitativa a partir de um estudo de caso junto aos professores dessa escola. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas e análise de conteúdo para sistematização e apresentação dos resultados. A investigação mostra uma mudança significativa nas reações dos professores com a utilização dos computadores portáteis (Classmate PC) na sala de aula. Identificamos nas falas dos sujeitos participantes da pesquisa, momentos de Interação na relação educativa entre professores e alunos por meio da troca de conhecimentos mediados pelos recursos tecnológicos, especialmente, os disponibilizados nos ambientes virtuais. Os resultados alcançados apontam para um processo de adoção parcial da inovação caracterizada pelo uso do computador nas ações pedagógicas. Contudo, a adoção não se dá de forma plena em razão de problemas relacionados à estrutura física e ao suporte técnico-pedagógico, fatores apontados como dificultadores no processo de adesão à inovação.
Abstract: This study aimed to analyze the reactions of teachers towards the introduction of computers in education: the case of the UCA project - One Laptop per Student deployed in the State College Dom Alano Marie Du'Noday Palmas - TO. We base the theoretical studies and research related to the processes of adoption of an Educative Innovation. To this end, we highlight conceptual and practical aspects concerning the concepts of Innovation, Educational Innovation, Computers in Education Project and the Institute. We seek to identify and analyze the reactions of teachers from the project implementation Institute, with the possibility of computer use in the classroom as a pedagogical tool in the One to One paradigm, For this research we adopted a qualitative methodology from a case study with teachers of this school. Data collection was conducted through semi-structured interviews and content analysis for the systematization and presentation of results. Research shows a significant change in teachers' reactions to the use of Laptops (Classmate PC) in the classroom. Identified in the subjects' research participants, moments of interaction in the educational relationship between teachers and students through the exchange of knowledge mediated by technological resources, especially those available in virtual environments. The results point to a process of partial adoption of innovation characterized by the use of computers in pedagogical actions. However, adoption does not occur fully because of problems related to physical infrastructure and technical support and pedagogical factors indicated as obstacles in the accession process Innovation.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Mestrado (dissertação)- Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2010.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.