http://repositorio.unb.br/handle/10482/9098
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2008_MuriloNogueiraBueno.pdf | 11,37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | O uso do processo de ensino pelo questionamento em conteúdos de eletricidade em nível de ensino médio |
Authors: | Bueno, Murilo Nogueira |
Orientador(es):: | Sousa, Célia Maria Soares Gomes de |
Assunto:: | Ciências - estudo e ensino |
Issue Date: | 15-Jul-2011 |
Data de defesa:: | 31-Jan-2008 |
Citation: | BUENO, Murilo Nogueira. O uso do processo de ensino pelo questionamento em conteúdos de eletricidade em nível de ensino médio. 2008. 197 f. il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. |
Abstract: | Este trabalho trata da identificação, desenvolvimento e aplicação de parâmetros de processo utilizados no ensino pelo questionamento de tópicos de eletricidade, visando a construção de um manual a ser utilizado por professores. Esse desenvolvimento foi realizado em turmas de terceiro ano do ensino médio no período entre o segundo semestre de 2006 e o início do segundo semestre de 2007 em Centros de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, na cidade satélite de Santa Maria, em Brasília, DF. Para a construção deste material nos fundamentamos nos resultados de estudo já realizado sobre o tema e na teoria da aprendizagem sócio-interacional de Lev Vygotsky. O processo de desenvolvimento da metodologia de aplicação é descrito, detalhando os passos percorridos. O manual produzido traz, além de informações acerca dos princípios utilizados nas referências bibliográficas encontradas, os parâmetros de aplicação e avaliação do processo de ensino pelo questionamento, identificados e utilizados neste estudo, permitindo o seu uso em qualquer ambiente de ensino de Física com diversos conteúdos. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT The paper describes our study for the identification, development and application of process parameters in order to teach Physics subjects by inquiry, proposing to develop a manual forwarded to teachers. The study take place with third grade High School classes in a period concerning 2006 second term and the beginning of 2007 second term in High School Centers of the Distrito Federal Secretary of Education, in the satellite city of Santa Maria, in BrasÃlia. In order to develop the material, we have based our work on the results concerning researches on teaching Physics by inquiry and on socio-interactive learning theory by Lev Vygotsky. The application methodology is described, detailing all the steps of the process development. The manual brings, moreover the information regarding the principles found on the references, the application and evaluation parameters used to teach by inquiry, identified and applied on the research, allowing its use in any Physics teaching environment with any Physics subjects. |
Description: | Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2008. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.