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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9002
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Title: Sobre mestres e encantados : a jurema como expressão sentimental
Authors: Pires, Pedro Stoeckli
Orientador(es):: Carvalho, José Jorge de
Assunto:: Cultos afro-brasileiros
Religião e sociologia
Ritos e cerimônias
Espiritualidade
Issue Date: 8-Jul-2011
Citation: PIRES. Pedro Stoeckli. Sobre mestres e encantados : a jurema como expressão sentimental. 2011. 117 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Abstract: O presente estudo aborda a religiosidade da jurema nas cidades de Olinda e Recife. A jurema (Acacia Nigra) é uma planta e culto presente em diversas variações religiosas, tais como o catimbó e a umbanda. Entre suas principais características está a tomada do corpo por entidades espirituais como mestres e caboclos. Sua tradição vem de origens indígenas e sua difusão se deu juntamente com o estabelecimento de outras práticas e religiões, como a umbanda. Das raízes e cascas da planta é produzida uma bebida, o vinho da jurema, que é consumido ritualmente durante o culto. A etnografia enfoca o culto da jurema dentro de alguns terreiros na região urbana recifense e seus principais elementos, como o cachimbo, a bebida e a fumaça. De modo similar, descrevo a relação da jurema com outras religiões de terreiro, a umbanda e o candomblé. Com inspirações da fenomenologia de Merleau-Ponty e a abordagem teórica de outros autores, busco ressaltar o aspecto corporificado da cultura e sua dimensão estética e afetiva, a religiosidade como uma experiência sentimental. Para tal, utilizo do suporte visual e das narrativas das pessoas sobre sua relação com a religião e seus encantados de modo a focar como a jurema é vivenciada por seus adeptos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study explores the religion of jurema in the cities of Olinda and Recife. Jurema (Acacia Nigra) is a plant and a cult existing in many religious variations, such as catimbó and umbanda. Among its main characteristics we can point out the incorporation of spiritual entities called mestres and caboclos. Its tradition dates back to indigenous cultures and its dissemination occurred together with the establishment of other religions, such as umbanda. A drink known as jurema wine is produced from the root and the outer layer of the plant and is ritually consumed during the cult sessions. This ethnography concentrates on the jurema cult as practiced inside some terreiros (religious sites) in the urban region of Recife, and on its main elements, such as the jurema wine, the smoking pipe and the smoke itself. Likewise, I aim to describe the relation of jurema with two other religions of terreiros, umbanda and candomblé. Following some insights of Merleau-Ponty’s phenomenology and the theoretical approach of other authors, I endeavour to draw attention to the bodily aspect of the cult and its aesthetical and affective dimension, seeing religion as a sentimental experience. Thus, I rely largely on visual material and on the narrative of different people about their relation with the religion and its enchanted entities, as means of presenting how the adepts experience jurema.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia, 2011.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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