Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/8998
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_FlaviadeSouzaFontoneles.pdf6,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias, Ângela Álvares Correia-
dc.contributor.authorFontineles, Flávia de Souza-
dc.date.accessioned2011-07-08T16:57:33Z-
dc.date.available2011-07-08T16:57:33Z-
dc.date.issued2011-07-08-
dc.date.submitted2010-06-08-
dc.identifier.citationFONTINELES, Flávia de Souza. Páginas na memória: livros didáticos e narrativas de experiências escolares no Brasil (1937-1956). 2010. 240 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília,Brasília, 2010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8998-
dc.descriptionDissertação (mestrado)- Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2010.en
dc.description.abstractEsta dissertação buscou compreender como os livros didáticos integravam a atmosfera político-cultural e, especificamente, práticas educativas na escola primária brasileira de meados do século XX. Um primeiro esforço interpretativo foi realizado para a composição - a partir de pesquisa bibliográfica e recurso a fontes primárias - de um cenário histórico das décadas de 1930 a meados de 1950, com o objetivo de contextualizar o cotidiano escolar e a produção de livros didáticos no ambiente social e cultural do recorte temporal da pesquisa. A partir desse esforço inicial, esta pesquisa concentrou-se numa análise compreensiva dos livros didáticos editados para o nível primário entre 1937 e 1956, bem como narrativas de memórias ouvidas de pessoas que freqüentaram a escola primária nesse período. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis dissertation aimed to understand how the didactic books integrated the political and cultural atmosphere and, specifically, educative practices at Brazilian elementary schools at the mid of the twentieth century. An initial interpretative attempt was made in order to compose – based on bibliographical research and primary sources – a historical Brazilian scenery of the 1930‟s until middle of 1950‟s, intending to contextualize schools everyday life and didactic books production within the social and cultural environment on that time. Out of this starting effort, this research focused on a comprehensive analysis of didactic books published between 1937 and 1956 for elementary level and also narratives of memories listened from people who were at elementary school at that time.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titlePáginas na memória : livros didáticos e narrativas de experiências escolares no Brasil (1937-1956)en
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordMaterial didático - ensino de primeiro grauen
dc.subject.keywordMaterial didático - históriaen
dc.subject.keywordAnálise do discurso narrativoen
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.