http://repositorio.unb.br/handle/10482/8815
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_CristianedosSantosPereira.pdf | 884,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Coisas do meu pessoal : samba e enredos de raça e gênero na trajetória de Leci Brandão |
Autor(es): | Pereira, Cristiane dos Santos |
Orientador(es): | Brito, Eleonora Zicari Costa de |
Assunto: | Samba - música popular - Brasil Feminismo - negros - identidade racial Mulheres e literatura Brandão, Leci, 1944 - |
Data de publicação: | 30-Jun-2011 |
Data de defesa: | 26-Mai-2010 |
Referência: | PEREIRA, Cristiane dos Santos. Coisas do meu pessoal: samba e enredos de raça e gênero na trajetória de Leci Brandão. 2010. 136 f. Dissertação (Mestrado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
Resumo: | Na consideração do samba como gênero musical brasileiro por onde desfilam lutas de representações entre o que é identidade negra e identidade nacional, a presente pesquisa dedica-se a desvelar propostas identitárias de raça e gênero no repertório da sambista Leci Brandão, disposto entre 1975 e o tempo presente. Tal período abarca os movimentados anos dispostos entre 1960 e 1980 onde, por um lado, a música popular brasileira representou um espaço privilegiado para o debate de temas tocantes ao interesse nacional àquele período. De outro, estas três décadas revelaram pressupostos artísticos e críticos da MPB signatários de uma tradição cultural brasileira gestada a partir da tipificação racial como eixo de atribuição de valores sociais. As décadas de 1990 e 2000 ajudam-nos a localizar a dimensão estritamente popular que o repertório de Leci irá tomar, bem como, a conseqüente apropriação do mesmo pelos diversos movimentos sociais, em especial o movimento negro e de mulheres negras. Outrossim, ao debruçar-se sobre a trajetória pessoal e o trabalho acústico de uma artista negra brasileira, a presente pesquisa intenta revelar subjetividades, formas de manejo social e contra-narrativas encampadas pela sambista Leci Brandão da Silva. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT Considering samba as a Brazilian musical style that embraces conflicted representations of what black identity and national identity are, this research aims to uncover identity proposals of race and gender in the repertoire of samba composer Leci Brandão in the period between 1975 and the present time. Such period covers the agitated decades of 1960 until 1980 when, on one hand, the Brazilian popular music represented a privileged space for the discussion of relevant issues to the national social context. On the other hand, these decades showed outbreaks of artistic and critical assumptions associated to discriminatory practices under an ethnic-racial perception. The decades of 1990 and 2000 help to understand the strictly popular dimension that Leci’s repertoire will take, as well as, its consequent appropriation by various social movements, in particular the black and the black women’s movements. Therefore, analyzing the biography and the musical production of a Brazilian black artist, this research reveal subjectivities, forms of social organization and revolutionary narratives produced by Leci Brandão da Silva. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de História (ICH HIS) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de História, 2010. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em História |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.