http://repositorio.unb.br/handle/10482/8732
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Titre: | Direito administrativo e democracia : a interdependência entre interesses públicos e privados na Constituição da República de 1988 |
Auteur(s): | Fischgold, Bruno |
Orientador(es):: | Costa, Alexandre Bernardino |
Assunto:: | Estado democrático de Direito Direito administrativo Interesse público |
Date de publication: | 28-jui-2011 |
Data de defesa:: | 6-mai-2011 |
Référence bibliographique: | FISCHGOLD, Bruno. Direito administrativo e democracia: a interdependência entre interesses públicos e privados na Constituição da República de 1988. 2011. 111 f. Dissertação (Mestrado em Direito)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Résumé: | O princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse privado foi considerado pela doutrina, durante muitos anos, o elemento normativo chave do regime jurídico administrativo no Brasil. No entanto, importantes autores vêm, recentemente, questionando a compatibilidade desse princípio com os preceitos fundamentais adotados pela Constituição da
República de 1988. O objetivo do presente trabalho é tomar uma posição consistente nessa controvérsia, analisando o princípio da supremacia com base na leitura procedimental do paradigma do Estado Democrático de Direito feita por Jürgen Habermas. Uma vez demonstrado por esse autor que a legitimidade das democracias constitucionais contemporâneas depende do reconhecimento da relação complementar existente entre democracia e direitos fundamentais, entre autonomia pública e autonomia privada, é possível afirmar que o princípio da supremacia se encontra baseado em um pressuposto incompatível com o Estado Democrático de Direito. Nesse paradigma, interesses públicos e interesses privados não são categorias abstratamente antagônicas, mas sim que se pressupõem
reciprocamente, o que impede seja considerada válida, à luz da Constituição da República, uma norma que afirma, de modo apriorístico, a prevalência de uma categoria sobre a outra. A conclusão do trabalho, desse modo, é pela definitiva superação do princípio da supremacia, mediante a sua substituição por um novo princípio, que vincula a atividade administrativa igualmente a todos os interesses protegidos pela ordem constitucional, sejam eles de
titularidade individual ou coletiva. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT For many years, the principle of the supremacy of public interest over private interest was considered, by the doctrine, the key element of the administrative law system in Brazil. Recently, important authors have questioned its compatibility with the fundamental principles adopted by the Constitution of 1988. This dissertation aims to take a consistent position on this controversy by examining the principle of supremacy of public interest based on Jürgen Habermas' Proceduralist Paradigm of Law. Once demonstrated by the author that the legitimacy of contemporary constitutional democracies lies on the recognition of the complementary relationship between democracy and fundamental rights and between private and public autonomy, it is possible to assure that the principle of the supremacy of public interest is based on an assumption incompatible with the Democratic Rule of Law State. In this paradigm, public interests and private interests are not antagonistic categories, but they presuppose each other, which prevents to be valid, under the Constitution, the superiority of public interest over private interest. The conclusion is for the final overcoming of the principle of supremacy of public interest, through its replacement by a new principle that links the administrative activities to all interests equally protected by the constitutional order, whether individual or collective. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2011. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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