Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8713
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RosariaDuarteMelo.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Poesia popular em sala de aula : o letramento sob uma perspectiva interdisciplinar
Autor(es): Melo, Rosária Duarte
Orientador(es): Bortone, Márcia Elizabeth
Assunto: Letramento
Poesia brasileira
Prática de ensino
Leitura
Data de publicação: 28-Jun-2011
Referência: Melo,Rosária Duarte. Poesia popular em sala de aula: o letramento sob uma perspectiva interdisciplinar. 2011. 159 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho visa a mostrar que é possível construir práticas de letramento a partir da leitura de poemas populares. A primeira seção abrange a perspectiva histórica, apresentando os elementos de formação da literatura popular brasileira e como esta contribui para as práticas de leitura em comunidades sertanejas. Além disso, realizar-se-á uma análise de poemas considerando-se a variação linguística como parte da pluralidade cultural brasileira, buscando-se uma reflexão acerca da linguagem utilizada pelos poetas e suas semelhanças com a fala de pessoas escolarizadas. Apresentar-se-á também a interpretação de poemas de Leandro Gomes de Barros, Catulo da Paixão Cearense e Patativa do Assaré. A análise levará em conta a perspectiva da interdisciplinaridade e dos temas transversais, estimulando-se uma leitura que valorize o contexto sócio-histórico em que os poemas foram produzidos. A última parte destina-se à apresentação do projeto de leitura que busca inserir a poesia popular em turmas de 3o e 4o ciclos do Ensino Fundamental de maneira a incorporar os letramentos múltiplos, valorizando-se a pluralidade cultural e estimulando uma leitura global do texto. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work intends to show that is possible to construct literacy practice as from popular poems. The first section comprehends, the historical perspective, presenting the training elements of Brazilian popular literature and how this contributes to the reading practice in Sertaneja Communities. In addition it will conduct an analysis of poems by considering the language variation as part of the Brazilian cultural plurality, seeking is a reflection on the language used by poets and their similarities with the speech of formal educated people. Will be present too the interpretation of poems by Leandro Gomes de Barros, Catulo da Paixão Cearense e Patativa do Assaré. The analysis takes into account the perspective of interdisciplinary and cross-cutting themes, encouraging a reading that enhances the sociohistorical context in which the poems were produced. The last part is for the presentation of a reading project that seeks to enter the popular poetry in the 3th and 4th.cycles of basic education in order to incorporate multiple literacies, valuing cultural diversity and fostering an overall reading of the text.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Lingüística, Português e Línguas Clássicas, 2011.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.