Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8689
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2010_ElanneCristinaOSantos.pdf3,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Desenho instrucional da disciplina "algoritimo e programação I" da universidade aberta do Brasil - Piauí : um estudo de caso
Autor : Santos, Elanne Cristina Oliveira dos
Orientador(es):: Teles, Lúcio França
Assunto:: Ensino a distância
Fecha de publicación : 27-jun-2011
Citación : SANTOS, Elanne Cristina Oliveira dos. Desenho instrucional da disciplina "algoritimo e programação I" da universidade aberta do Brasil - Piauí: um estudo de caso. 2010. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília,Brasília, 2010.
Resumen : A oferta de vagas para cursos na modalidade a distância exige nova proposta pedagógica que passa por análise de pedagogos, professores e técnicos de várias áreas de tecnologia, na produção e oferta dos cursos. No planejamento de projetos EAD é importante definir questões tais como: qual é o objetivo do curso, qual é o público-alvo, identificar qual a metodologia educacional a ser utilizada, estratégias de aprendizagem, tipos de mídias a serem utilizadas, etc. Estes tópicos são, especificamente, tratados em relação ao desenho instrucional do curso online. O desenho instrucional pode ser considerado como o planejamento, a organização e a adaptação de conteúdos e instrumentos tecnológicos para o desenvolvimento de cursos. Este trabalho tem como objetivo analisar a versão online de uma disciplina específica quanto aos aspectos do desenho instrucional utilizado, mas especificamente nas fases de desenvolvimento (produção de recursos didáticos), implementação (oferta do curso) e avaliação da disciplina. No estudo será apresentado o caso da disciplina Algoritmo e Programação I do curso de Sistemas de Informação no polo presencial de Uruçuí-PI. Na orientação do processo de análise foi escolhido o método de estudo de caso, sendo utilizada como fontes de evidências a observação participante, documentação, questionário e entrevistas com alunos e coordenador geral da UAPI. Os resultados encontrados nos levaram a concluir que as dificuldades no desenvolvimento da disciplina apontam na direção de questões relacionadas ao desenho instrucional do curso nas fases de análise, desenvolvimento e implementação (oferta) da disciplina. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The number of vacancies for courses in distance mode requires new pedagogical proposal that passes through analysis of pedagogues, teachers and technicians from various fields of technology, production and delivery of courses. In planning of the EAD’s projects is important to define questions such as: what is the purpose of the course, which is the target audience, identify which educational methodology in use, learning strategies, media types to be used etc. These topics are specifically addressed in relation to the instructional design of online course. The instructional design can be considered as the planning, organization and adaptation of content and technology tools for the development of courses. This dissertation analyzes the online version of a specific discipline in the matters of instructional design used, but specifically in the stages of development (production of teaching resources), implementation (supply of course) and evaluation of the discipline. The study will be presented the case of discipline Algorithm and Programming I of the Course Information Systems at the face Pole of Uruçuí city of Piaui. In the orientation of review process has been chosen the method of case study, being used as sources of evidence: participant observation, documentation, questionnaires and interviews with students and the general coordinator of UAPI. The results led us to conclude that the difficulties in developing of the discipline point towards questions related to course of instructional design in the stages of analysis, development and implementation supply of the discipline.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/8689/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.