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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/8552
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Titre: Avaliação do risco aceitável por escorregamentos de encostas em regiões tropicais montanhosas : caso de aplicação, Medellín - Colômbia
Auteur(s): Restrepo, Paola Andrea Isaza
Orientador(es):: Martínez Carvajal, Hernán Eduardo
Assunto:: Geologia de engenharia
Date de publication: 21-jui-2011
Référence bibliographique: RESTREPO, Paola Andrea Isaza. Avaliação do risco aceitável por escorregamento de encostas em regiões tropicais montanhosas: caso de aplicação, Medellín - Colômbia. 2011. 204 f. Dissertação (Mestrado em Geotecnia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Résumé: O trabalho consistiu na avaliação quantitativa da ameaça, vulnerabilidade e especialmente do risco total de 120 projetos relacionados a movimentos de massa utilizando diferentes metodologias para cada uma das avaliações. Para o cálculo da ameaça em termos de probabilidade de ruptura (PR), utilizou-se a metodologia da confiabilidade (β) com a aplicação de métodos, como Primeira Ordem e Segundo Momento (FOSM) e as estimativas pontuais (Rosenblueth). Os dados de entrada básicos para o desenvolvimento da metodologia foram à coesão (c), o ângulo de atrito (φ) e o peso especifico do solo (γ), permitindo o uso de programas como o SLIDE e métodos de avaliação da estabilidade de taludes como o Morgenstern & Price. Quanto à metodologia da vulnerabilidade foi estruturada da combinação entre a metodologia de Verónica Botero Fernández (2009) para as estruturas, baseada em indicadores, avaliadores e árvores de decisão das informações obtidas diretamente da cidade de Medellín. Por outro lado, foi utilizada a metodologia do Marco Uzielli et al. (2008) para avaliar a vulnerabilidade das pessoas, na qual os elementos-chave são a intensidade do deslizamento e a fragilidade das estruturas. Com relação ao risco total foi calculado utilizando uma abordagem quantitativa, multiplicando a probabilidade de ruptura com as perdas prováveis em termos de custos e vidas em cada um dos projetos. A metodologia foi aplicada na cidade de Medellín (Colômbia) para 120 projetos selecionados, localizados nas encostas que apresentam maior índice de ameaça. As informações básicas utilizadas foram obtidas a partir de estudos de mecânica de solos, geológicos e geotécnicos armazenados em universidades, entidades governamentais e empresas de consultoria. Os resultados foram formulados como curvas ou gráficos de risco total aceito na cidade de Medellín, tendo como base de comparação as curvas F-N (F a frequência de acidentes, N representa o número de vítimas mortais). Finalmente, foi formulada uma proposta de risco aceitável para a cidade considerando as suas particularidades físicas e sociais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work consisted on the quantitative hazard, vulnerability and risk landslide assessment for the city of Medellin in Colombia, by using different methodologies. The basic used information were obtained from geotechnical and geological studies stored in the databases of the local universties, goverment entities and consulting firms, doing a total of 120 sites. For the hazard calculations, by terms of the Rupture Probability, the Reliability Method was used by applying the First Order Second Moment and the Puntutal Estimatives by Rosenblueth methods. The basic input data for the developed methodology were the cohesion, the friction angle and the unit weight of the involved soils, which allowed to use the SLIDE program and the stability validation method propossed by Morgestern and Price. In respect to the vulnerability methodology, this was structured with a combination of the Botero-Fernandez (2009) method, for structures, and the hierachical decision trees validators. Furthermore, the Uzielli et al. (2008) method was used to validate the human vulnerability, in where the key-elements were: the landslide intesities and the structures fragility. Finally, the total risk was calculated by using a quantitative approach, which implies the multiplication of the rupture probability with the cost of human loss, for each site. The results were presented with graphics of total risks, based on F-N curves (F the frequency of accidents, N represents the number of fatalities), and the rupture probability graphic, which finally shown the different zones for the studied city.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2011.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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