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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/8535
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Titre: A tradução da tradição amorosa do par romântico em canções selecionadas de Chico Buarque de Hollanda
Auteur(s): Lima, Brunna Guedes Marques de
Orientador(es):: Cyntrão, Sylvia Helena
Assunto:: Buarque, Chico, 1944-
Música popular - Brasil
Identidade social
Date de publication: 21-jui-2011
Référence bibliographique: LIMA, Brunna Guedes Marques de. A tradução da tradição amorosa do par romântico em canções selecionadas de Chico Buarque de Hollanda. 2010. 106 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Résumé: Esta pesquisa visa identificar as características do amor contemporâneo e o papel que é desempenhado por ele na vida do indivíduo a partir da análise das letras das canções de Chico Buarque de Hollanda. A escolha desse autor contemporâneo se deve a sua vasta produção em que a temática das relações amorosas se faz presente, contribuindo, portanto, para a identificação dos valores do sujeito, seus desejos, angústias e questionamentos. O estudo das canções presentes neste trabalho propôs percorrer o legado histórico que envolve os diversos traços da concepção de amor no intuito de traçar um retrato do sentimento amoroso na contemporaneidade. Fala-se muito desse tema e de outros conceitos que o cercam como o prazer, a intimidade, o sexo, o casamento, a fidelidade, os filhos e a eternidade, contudo também se faz necessário entender de que maneira o homem compreendeu o amor através dos tempos e de que modo estas noções históricas do termo refletiram na formação dos conceitos que temos dele atualmente. Outras importantes questões como a noção de indivíduo e o papel do sentimento na sociedade estão profundamente ligadas aos significados atribuídos ao movimento amoroso. O surgimento do mundo moderno vai conduzir o amor do seu lugar secreto no mundo privado para o interior do indivíduo, revelando seus conflitos e experiências. É a partir desse acontecimento que a cultura de massas do século XX conceituou o amor como a fundamental experiência da singularidade do sujeito. Nasce um novo modelo de indivíduo que tem sua identidade, inevitavelmente, ligada à intensidade de sua relação amorosa. Considerada como parte do projeto poético brasileiro, a canção tem papel fundamental na cultura popular brasileira, como forma de representação da subjetividade desse indivíduo. Sendo assim, foi ela o meio de investigação pelo qual se realizou essa pesquisa. São três os principais teóricos utilizados nesta dissertação, André Lázaro, cujo estudo das várias facetas do amor ao longo da história serviu de inspiração para a criação dessa pesquisa, Perry Anderson, estudioso do fenômeno da pós-modernidade e Anthony Giddens, sociólogo responsável por fornecer importantes dados sobre os relacionamentos humanos na contemporaneidade, presentes nas letras poéticas aqui analisadas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aims to identify the characteristics of the contemporary love and its role in the human life base on the analysis of Chico Buarque de Holanda‟s lyrics. This songwriter was chosen because of his themes on the love relationship, contributing for the identification of values of the subject; his wishes, languishes and questionings. The study of his songs tries to run through the history that envolves the several lines of the conception of love in order to make a photograph of the lovely feeling nowadays. People talk so much about love and other concepts linked to it like pleasure, intimacy, sex, marriage, loyalty, children and eternity; however, it‟s also important to understand in which way mankind has understood love through time and how historical notions of the term have reflected in the concepts that we have nowadays. Other important questions like the notion of the individual and the role of this feeling in the society are deeply connected to the meanings of the loving movement. The coming up of the modern world takes love to the individual‟s private secret place showing up its conflicts and experiences. It‟s from this happening that the mass culture of the XX century has named love as a fundamental experience of the person. A new kind of human being is born and has his identity linked to the intensity of his love relationship. The song, considered to be part of the Brazilian poetic project, has a main role on the Brazilian popular culture as the way to represent the subjectiveness of this person. This way, it has been the song the means of investigation on which this research has been based on. There are three main theoretitians used on this project: André Lázaro, whose study of many kinds of love along the history has inspired me; Perry Anderson, scholar of the post-modern phenomenon and Anthony Giddens, sociologist responsible for giving important data on human relationship nowadays, present on the poetic lyrics analised here.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2010.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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